Publicidade

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

5 razões porque os introvertidos são melhores líderes

Não é por acaso que alguns dos nossos maiores líderes foram introvertidos. De Bill Gates a Abraham Lincoln e Albert Einstein

Uma pesquisa revelou que cerca de 55% dos homens americanos são introvertidos. Para as mulheres esse número é aproximadamente 50%.
De acordo com a psicóloga Linda Silverman, o sonho americano é ser extrovertido. Nós pressionamos nossos filhos para que eles sejam pessoas populares. E não é nenhum segredo que, se for dada uma escolha, a maioria das empresas preferem contratar os extrovertidos.
Ironicamente, algumas das pessoas mais bem-sucedidas ou admiradas do passado e do presente são introvertidos.
Podemos citar Abraham Lincoln, Eleanor Roosevelt, Charles Darwin e Albert Einstein. Ou Bill Gates, Lary Page e Steve Wozniack. Temos também, Michael Jordan, Roy Rogers, Steve Spielberg e JK Rowling.
Não podemos ainda nos esquecer de outros gigantes do setor, como os magnatas Warren Buffet e Charles Schwab, Katharine Graham e Douglas R. Conant. E a lista dos introvertidos continua.
Estudos realizados por Jennifer Kahnweiler, autora de The Introverted Leader: Building On Your Quiet Strength mostram que 40% dos executivos são introvertidos.
As possibilidades são de muitas pessoas em sua empresa sejam introvertidas e que a maioria de seus clientes também sejam.
Graças as publicações recentes como o Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking, de Susan Cain e sua palestra no TED, que foi vista por mais de 5 milhões de pessoas, o retrato dos introvertidos está mudando para melhor.
O trabalho de Cain gerou muitos artigos positivos sobre a introversão. Podemos nos beneficiar muito se deixarmos de lado nossos equívocos sobre os introvertidos e ter tempo para avaliar verdadeiramente os talentos que os introvertidos podem trazer para o jogo.

#1. Sabem o momento de ficar de boca calada

Líderes introvertidos são geralmente considerados os melhores ouvintes. Um estudo conduzido por Francesca Gino, professora associada da Harvard Business School revele que chefes tranquilos com equipes pró-ativas podem ser altamente bem sucedidos, porque os líderes introvertidos escutam cuidadosamente o que seus seguidores têm a dizer.
Os líderes extrovertidos, por outro lado, podem ser um risco, caso seus seguidores sejam pessoas extrovertidas que gostem de tomar a iniciativa e fazer sugestões.
Isso acontece porque os líderes extrovertidos são geralmente menos receptivos à autonomia e proatividade. Nesses casos, muitas vezes o líder é mais eficaz com os subordinados passivos que estão confortáveis para receber ordens.
Se você é um líder extrovertido, aprenda com seus colegas introvertidos e aprimore suas habilidades de escuta para que você possa cuidadosamente processar e implementar ideias em sua equipe.

#2. Passar um tempo sozinho pode ser bom pra você

Em uma reunião, enquanto todos estão ocupados falando, os introvertidos estão ocupados com seus pensamentos.
Como a psicóloga clínica Laurie Helgoe afirma em Introvert Power: Why You Inner Life Is Your Hidden Strength, os introvertidos têm um poder interno.
Eles concebem ideias totalmente formadas, soluções para problemas. Uma das maiores vantagens dos introvertidos é a sua capacidade de manter o foco enquanto os outros estão distraídos.
Nossa cultura desencoraja o tempo sozinho, mas nosso mundo barulhento, com as nossas distrações podem nos dar uma vantagem se dedicarmos algum tempo à solidão.
Ela ajuda a minimizar as distrações e auxiliar no nosso foco. Ela melhora nossa capacidade de pensar e raciocinar.

#3. A humildade nos torna melhor

Um estudo de 2006 da Servant Leadership conduzido por Jane T. Waddell da Regent genteersity sugere que algumas das virtudes da liderança servidora que todos admiramos têm maior probabilidade de serem encontradas em pessoas introvertidas.
Uma dessas virtudes é a humildade. A liderança servidora é caracterizada pelo desejos de estar a serviço dos outros e ajudar os colaboradores a crescerem. Líderes servidores acreditam que seus objetivos na empresa são conseguidos ao desenvolver o potencial das pessoas.
Eles não são egoístas, muito pelo contrário. Eles querem despejar sua luz nos outros na busca de um objetivo maior: o sucesso de suas organizações, projetos ou empreendimentos.
A humildade é uma característica essencial à liderança servidora.
A humildade é uma característica essencial à liderança servidora.

#4. A calma faz bem aos negócios

Os introvertidos não são apenas mais silenciosos do que os extrovertidos, mas mais calmos e sinceros também.
Nas organizações ruidosas e caóticas, que muitas vezes são caldeirões de emoções, a presença de um introvertido é como um bálsamo. Sua energia é calma.
O temperamento introvertido cria uma atmosfera pacífica que gera confiança e segurança para as pessoas que os rodeiam. A confiança, por sua vez, ajuda-nos a fazer negócios de forma mais eficaz.

#5. Reunir cartões de visita não é fazer networking

Quando assistimos a palestras ou eventos de networking temos uma tendência de ir de pessoa em pessoa coletando cartões de visita. Esta é a antítese do que um introvertido faria.
Os introvertidos preferem ligações 1-a-1 em torno das questões que consideram importantes. Assim, enquanto uma pessoa extrovertida pode participar de um evento e acabar conversando com todos, um introvertido pode participar de um evento e ter um pouco de 1-a-1 em algumas conversas.
Os introvertidos podem falar com apenas 1 ou 2 pessoas, mas fazem um contato mais significativo com elas e, portanto, criam uma oportunidade de construir relacionamento.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Reasons Introverts Make Better Leaders”, do OPEN fórum.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário