Publicidade

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Transforme o medo em sucesso

O medo pode ser um grande paralisador, mas também pode ser altamente motivacional. Veja algumas maneiras de transformá-lo em sucesso

Algumas pessoas acreditam que o medo é algo negativo, gerando paralisia ou, pior ainda, estimulando a agirmos irracionalmente.
Para muitos isso é verdade, mas os grandes líderes aprendem a dominar o medo e usá-lo em proveito próprio. A falta de medo faz as pessoas imprudentes. O medo é aquilo que nos faz respeitar os perigos que precisamos superar.
O medo precisa ser um motivador. Enquanto ficamos animados com novas oportunidades e desafios, o medo nos motiva a sermos cautelosos e diligentes.
O medo da concorrência pode nos motivar a pensar de forma mais criativa ou, trabalhar mais. Enquanto um grande medo pode ser debilitante, em última análise, precisamos de uma dose saudável de medo em nossa vida para apreciarmos os desafios que temos que superar.
Aqui estão alguns pensamentos adicionais sobre como gerenciar o medo.

#1. Concentre-se no essencial

Esqueça o que você não pode concertar e se concentre em sobreviver mais 1 dia.Quando seu aproximou da apresentação do projeto de sua pós-graduação, Bill Murphy Jr. estava com medo porque mal tinha estudado.
Em vez disso, ele e um colega estavam concentrando seu tempo e esforço estudando e tentando construir uma empresa em torno dos primeiros sites de advogados e estudantes de direito.
Para sobreviver eles precisavam de mais anunciantes.
Então, a solução encontrada por Bill foi a triagem. Ele pegou os contatos mais fáceis e monopolizou ao telefones públicos durante os intervalos das aulas, para assinar acordos com os anunciantes.
No final, ele vendeu os anúncios, passou no teste de tribunal e descobriu que o medo pode ser amigo de um empreendedor.
Esqueça o que você não pode consertar, retarde o menos essencial e se concentre em sobreviver por apenas mais 1 dia.

#2. Não deixe o medo ser contagioso

Assim como o herói em seu filme favorito, a maneira que você se aproxima da incerteza e do medo, define o tom para a sua organização.A maneira com que você encara o seu medo, determina o seu sucesso.
Eric Holtzclaw perdeu 2 funcionários-chave na mesma semana. A atitude com que ele enfrentou esse futuro incerto para alguns projetos da empresa definiu o tom para a forma com que toda a equipe reagiu ao problema.
Se ele tivesse dito que aquela era uma perda inestimável para a empresa, essa crença iria se infiltrar no resto da organização e paralisar a capacidade de avançar.
Em vez disso, os envolvidos se uniram e usaram as mudanças como uma oportunidade para melhorar a estratégia e o projeto global da base de conhecimento.

#3. Considere a raiz do seu medo

Descubra de onde vem o seu medo.Desde que as pessoas temem o medo de maneira tão reflexiva, muitas vezes eles não conseguem pensar em sua primeira reação, que é a causa do medo.
Por exemplo, o medo de voar pode ser um sintoma de uma alta necessidade de controle, e a falta de controle produz uma enorme ansiedade.
O seu medo de falar em público (o número 1 na lista dos maiores medos do mundo) pode ser um sintoma de insegurança: você não está experiente ou preparado o suficiente para o discurso.
Quando você para pra pensar sobre o seu medo, você pode determinar se a sua resposta principal é a insegurança, a sensação de perda, a necessidade de controle ou o desconforto com a incerteza.
Uma vez que você honestamente identifica a sua reação, você começa a conhecer seu medo mais intimamente.
Depois, você pode equipar-se com informações e experiências para gerir a mudança sem medo e alcançar seus objetivos. É o que acredita Lee Colan.

#4. Risco versus recompensa

O medo é um grande problema nos negócios de hoje, com muitas pessoas com medo de fazer qualquer coisa que possa colocar seus empregos em risco.Meça o risco e a recompensa.
Então, o que pode um líder inteligente fazer para que seus funcionários deixem seus medos de lado e deem tudo o que têm para a organização?
A melhor abordagem é recompensar as pessoas para pensar fora da caixa, tendo chances de levar a empresa aos limites.
Para incentivar seus funcionários a superarem seus medos, Richard Zimmerman, ex-presidente e CEO da Hershey’s, condecorou com a Exalted Order of the Extended Neck (ordem exaltada do cobiçado pescoço erguido), os funcionários que estavam dispostos a superar seus medos e reverter o sistema. É o que pensa Peter Economy sobre lidar com o medo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Turn Fear Into Success”, da Inc.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário