Publicidade

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Empreendedorismo ostentação não agrega valor a sua carreira

Ostentar é o ato de exibir com vaidade e pompa, bens, direitos ou outra propriedade, normalmente fazendo referência à necessidade de mostrar luxo ou riqueza (fonte: Wikipédia). Ou seja, quem ostenta, avalia suas propriedades não pelo seu próprio olhar, mas pelo olhar das outras pessoas, adquirindo e se desfazendo de bens com base no que o mercado lhe diz como valioso ou não. Uma bela armadilha do sistema capitalista que tem como uma de suas metas principais formar a maior parte da sociedade como consumidores para a base da pirâmide. Assim, quando um cidadão consegue suprir suas necessidades mais básicas, ele volta seu olhar para a necessidade de provar a sua capacidade como cidadão capitalista através daquilo que possui, que conquistou. De forma alguma estou sugerindo que não devemos dar valor aos bens materiais. Pelo contrário, estou afirmando que devemos dar o devido valor aos bens, nem mais, nem menos.
No cenário atual do país, com maior poder aquisitivo, educação superficial e enorme quantidade de informação, percebo pessoas investindo tempo e dinheiro em “oportunidades” que prometem objetos de luxo como recompensa. Se já é errado empreender com o objetivo somente no dinheiro, mais errado ainda é empreender com o objetivo de ganhar dinheiro para esbanjar. Empreendedor que é empreender sabe que a fórmula para ganhar dinheiro consiste em ganhar dinheiro ao mesmo tempo que se economiza ou racionaliza seus gastos.
Em algum momento da sua carreira como empreendedor você atingirá o equilíbrio entre receitas e despesas e poderá viver tranquilo dos seus rendimentos, mas o “bicho carpinteiro” do desenvolvimento pessoal não lhe deixará em paz e te forçará a pensar no que fazer amanhã. Esse “bicho carpinteiro” age como aquela coceira que dá e não passa e que por mais que cocemos ela continua lá dando até prazer de ser coçada.
Ganhar na loteria pode pagar as suas dívidas, comprar uma nova casa, um novo carro e pagar algumas viagens internacionais, mas só o pensamento lúcido sobre si mesmo é que poderá lhe dar a liberdade que você tanto almeja para fazer o que bem entender da sua vida. Enquanto você ostentar seus bens, continuará preso ao que o mercado lhe diz como certo e não ao que você pensa como justo, deixando-o cada vez mais prisioneiro do sistema consumidor. Por conseguinte, a diferença entre você e alguém de menor poder aquisitivo será que você consome mais que ele, só isso, ambos estão na mesma posição servindo o sistema de consumo da mesma forma só que em diferentes proporções.
Sempre achei absurdo os clipes de hip hop americano vendendo uma riqueza material inatingível para a maioria das pessoas e fortalecendo o pensamento do consumidor que não ganha o salário dos grandes astros para comprar o que está na moda. Hoje temos o nosso funk ostentação e até pastor de igreja prometendo carro a fiéis, assim como também temos empresas vendendo oportunidades para empreender como um novo estilo de vida. Você consegue perceber a semelhança nestes casos? Em todos, temos a ostentação como isca para manter os distraídos na roda viva do consumo.


A chave para a liberdade

Existe algo que você pode fazer pela sua carreira, vai contra a ostentação e pode te garantir a liberdade: pensar.
Há algum tempo atrás eu não pensava, eu não refletia sobre o que estava fazendo. O dinheiro que ganhava era desperdiçado em alguma coisa da moda (evento ou objeto) para eu me sentir mais feliz e fazer as pessoas pensarem que eu havia conquistado algo e me tornado alguém. Foi dessa maneira que eu comprei um apartamento, carro e móveis financiados e casei pela primeira vez doze anos atrás, conseguindo ter as coisas que eu queria na hora que eu queria, por mais que essa decisão comprometesse meu futuro financeiro. Naquela época eu precisava de aprovação e foi isto que consegui ostentando minhas conquistas.  Ah! Se eu tivesse pensado…
O objetivo deste texto é te mostrar que empreender pelos motivos errados (ostentação e riqueza material) é perda de tempo que só lhe deixará mais distante da sua realização como empreendedor. Mesmo que você tenha 80 anos e só tenha percebido agora que foi vítima de uma domesticação humana que o formou consumidor, pode começar hoje a pensar sobre a sua vida e o que fazer com ela. Muitas pessoas se entristecem ao constatarem o fato de terem vivido distraídas durante um longo tempo das suas vidas, esquecendo-se totalmente que têm total poder para mudar suas vidas daqui para frente.
Invista no seu autoconhecimento, reflita sobre todas as suas decisões, desde as pequenas até as grandes e faça um plano para a sua carreira como empreendedor. Só aí, comece a pensar em investir seu tempo e dinheiro em algo. Ostentar definitivamente não agrega valor ao camarote .

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário