Publicidade

terça-feira, 19 de novembro de 2013

3 maneiras de desenvolver agilidade na liderança

Um líder ágil constrói uma equipe preparada para lidar com obstáculos e imprevistos. Aqui está como desenvolver essa habilidade

Como uma pequena empresa, sua agilidade é uma vantagem competitiva primária. Aqui está como você pode construir mais – e ter uma equipe imbatível.
Ser ágil significa ser rápido, responder as coisas rapidamente e agir rapidamente. A agilidade é uma característica o líder bem-sucedido.
Não surpreendentemente, também é uma característica de uma equipe de sucesso. A prática crescente de Parkour premia a agilidade.
Mesmo que seu trabalho possa não exigir que você salte sobre carros ou escale paredes, o líder profissional precisa de toda a agilidade de um atleta profissional.
Aqui estão as principais características da agilidade: flexibilidade, força e agilidade.

Flexibilidade

Eduque a sua mente para aprender novas habilidades e explorar novos conhecimentos e abordagens.
Sua vida é sua própria academia de treino, onde você pode construir flexibilidade e liderança. Basta estudar as pessoas ao seu redor.
Procure lições de liderança com as pessoas ao seu redor: um orador profissional, um líder comunitário, um advogado, ou um militar. Observe, leia, pergunte, ouça e aprenda.
Também há lições a serem aprendidas em tudo que a sua equipe faz. Procure oportunidades em revisões de projetos, reuniões com clientes, conflitos com outros departamentos, mudanças de prioridades, falhas de comunicação e erros.
Aproveite todas as experiências para construir flexibilidade em abordagens futuras.
Seja flexível. Aprenda novas habilidades.
Seja flexível. Aprenda novas habilidades.

Força

Aprimore as competências existentes e aprofunde o conhecimento existente. Isso pode ser o núcleo de formação para o atleta profissional, mas também deve ser para o líder profissional que está construindo novas competências.
Independente do turbilhão de novas circunstâncias ao seu redor, continue reforçando as habilidades que você e sua equipe são melhores.
Não pinte listras ao seu redor, se você não é uma zebra. Fortalecer sua competência central vai ajudar você a construir sua confiança. A confiança é fundamental se você espera que seu time ultrapasse barreiras e passe por obstáculos e imprevistos.

Agilidade

A maneira mais rápida de melhorar a sua velocidade de liderança é parar de analisar e seguir sua intuição.
A intuição é a capacidade de tomar decisões rápidas e com base na informação disponível.
Aplicar o princípio 80/20 no seu pensamento pode ajudar você a tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas. Na maioria das situações, 80% de todas as informações pertinentes consomem 20% do tempo livre disponível.
Geralmente o restante dos 20% das informações que tomam 80% do tempo não vai melhorar substancialmente a qualidade de sua decisão.
Em primeiro lugar, identifique 5 principais peças de informação que você precisa para tomar decisão. Em seguida, decida 4 que são mais importantes e têm prioridades mais urgentes.
Uma vez que você recolheu essa informação, você tem 80% da informação que precisa. Os 20% restantes são menos importante. Agora, aproveite toda a sua experiência e intuição para preencher os espaços em branco e tomar grandes decisões de maneira mais rápida.
O líder ágil constrói uma equipe ágil. Para uma equipe ágil nenhum obstáculo é grande demais. A equipe que identifica soluções criativas para saltar sobre obstáculos. Essa é uma equipe difícil de bater.
Exercite suas habilidades.
Exercite suas habilidades.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 Ways to Boost your Leadership Agility”, da Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário