Publicidade

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os 3 inimigos da mudança

Nem todo empreendedor gosta de mudanças. Mas, para liderar é preciso enfrentar todos os medos e abraçar mudanças a todo momento

As empresas de sucesso estão mudando constantemente. Eles estão introduzindo novas ofertas com base na demanda do cliente, fazendo atualizações de produtos para melhorar o seu desempenho, a expansão para novos mercados, promoção de funcionários e etc.
Mas, infelizmente, nem todo mundo está pronto para se adaptar. Na verdade, para cada defensor da mudança, os líderes são desafiados pelas resistências ou pelo medo de abraçar o novo e o desconhecido.
E por conta da desarmonia causada pela mudança adversa, a liderança e, possivelmente, toda a organização é posta em risco para o fracasso.
Porque, porque a mudança tem 3 inimigos: as outras pessoas, o desconforto e adversidade. Esses inimigos podem ser vistos nos líderes mais honestos e bem sucedidos das empresas.
É importante considerar que a mudança não é um ato racional, mas uma escolha emocional.
A capacidade de liderar e influenciar a mudança é baseada em como nos sentimos e como fazemos outras pessoas se sentirem. São esses sentimentos que permitem, finalmente implementar mudanças bem sucedidas.
Assim, é preciso enfrentar os 3 inimigos da mudança de frente para liderar com sucesso equipes e empresas através de desafios que possibilitem um melhor desempenho.
Dito isso, é preciso aprender a vencer os inimigos da mudança para que finalmente a mudança aconteça.
O medo da mudança é o pior inimigo de qualquer empreendedor.
O medo da mudança é o pior inimigo de qualquer empreendedor.

#1. As outras pessoas

A voz do medo e as limitações podem facilmente mudar uma mentalidade focada em ser melhor, nos tornando covardes e impotentes.
Quando chegamos em um presídio e, conversamos com os presos, eles sempre dizem que são inocentes e que foram incriminados por culpa de outras pessoas.
Algumas pessoas contam histórias elaboradas, como a influência de amigos, parentes, culpa do advogados e várias justificativas e desculpas.
Podemos concluir rapidamente que pegamos essas pessoas ilusórias para justificar nossos erros e falhas. Não é surpresa que, essas pessoas também surjam dentro das empresas.
Executivos, vendedores, empreendedores e funcionários também, muitas vezes afirmam que outras pessoas estão o impedindo de mudar e continuar seguindo em frente.
Essa síndrome das outras pessoas que nos levam a dar o controle de nosso futuro para outras pessoas deve ser expulsa de nossas mentes antes que nossas empresas, carreiras e vidas se descarrilam.
Quando nós mantemos o controle dentro de nós mesmos podemos alcançar nossos objetivos e implementar as mudanças.

#2. A adversidade

O obstáculo número 1 para a mudança é abordar as áreas de conflito ou adversidade críticas para o sucesso. As equipes têm extrema dificuldade de separar questões e pisar em áreas que tenham medo de ofender os outros.
A adversidade é um dos ingredientes mais críticos para o crescimento pessoal e da equipe. Quando a adversidade e os conflitos somem, as pessoas param de crescer e começam um lento declínio em sua capacidade.
Para enfrentar mudanças, é preciso abraçar a adversidade e abraçar o conflito para promover a verdadeira liderança.
Esteja preparado para enfrentar condições adversas.
Esteja preparado para enfrentar condições adversas.

#3. O desconforto

O desconforto é um grande inimigo das mudanças. Precisamos mudar nossa mentalidade e entender que, o desconforto pode ser um grande indício de que estamos enfrentando uma mudança.
O segredo é criar uma mentalidade que não fuja do desconforto, mas o enxergue como um sinal genuíno de mudanças. Abrace esse sentimento e siga em frente.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Three Bandits of Change Leadership”, do Switch & Shift.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário