Publicidade

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mantenha-se preparado para errar

Uma das coisas mais frustrantes para quem empreende é verificar que suas premissas estavam erradas. Apesar dos erros fazerem parte dos acertos, não nos preparamos para eles dedicando muita energia e expectativa para que a nossa empresa dê certo. Penso que o que separa um grande empresário de um empresário mediano é a sua capacidade de contabilizar seus riscos. Basta verificar que a maioria dos jovens empreendedores foca em planilhas de projeção de lucros ao invés de executar seu planejamento de vendas. Planejar um negócio é importante, mas manter-se executando o planejamento ao mesmo tempo que preparado para errar é obrigatório para quem pretende criar uma empresa.

Empreendedores são loucos

Realmente somos loucos por querermos lutar contra a forte carga tributária, a falta de educação e informação e com a deslealdade comercial. Entretanto, se não fôssemos loucos, o homem não teria construído prédios, projetado a energia solar ou desenvolvido a tecnologia que toda hoje dentro do computador que utilizamos para nos comunicar. É preciso realmente muita energia motivadora para poder levantar da cama todos os dias sem saber se naquele dia haverá vendas ou não, ao mesmo tempo que é preciso muita resiliência para persistir na construção da sua empresa e independência financeira. Com o sonho de fazer e conquistar, somos taxados de loucos simplesmente porque erramos mais que as outras pessoas.

Loucos sim. Inconsequentes não.

Errar está intrinsecamente ligado a acertar. Para acertar, você precisa errar bastante. Logo assim que comecei a jogar sinuca na infância, errava quase todas as tacadas até começar a acertar. Os bons jogos só vieram depois que eu me dediquei bastante a olhar bem para uma determinada situação antes de me antecipar em uma tacada. Antevendo as consequências das minhas jogadas, podia antecipar riscos, planejar ações futuras e me colocar à frente no jogo. Errava bastante ainda, mas eram erros calculados e não irresponsáveis.
Assuma que você irá errar, mas não perca as esperanças que o seu projeto empreendedor vai dar certo. Ele vai sim, pois tantos outros projetos de outros empreendedores deram certo no mesmo país que você vive. Você só erra ainda, porque não pegou o “jeito da tacada”. Entretanto, só irá pegar esse “jeito” quando se dispuser a ter experiências à frente do seu negócio antecipando-se aos erros. Esconder-se do empreendedorismo é adiar suas possibilidades de erro. A vida é uma experiência, assim como empreender porque isso faz parte da vida do empreendedor. Não tem jeito, você vai errar, mas o que você deve estar ciente é que o essencial para a sua vida é deitar a cabeça no travesseiro sabendo que fez tudo que estava ao seu alcance naquele dia para cumprir os seus objetivos. É praticando este exercício de fazer o que é preciso que o tempo se encarregará de trazer os seus objetivos até você.
Sonhe como se houvesse futuro e não houvesse limites, mas trabalhe como se não existisse amanhã.

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário