Publicidade

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Esqueça os mentores. Encontre um espelho

Profissionais excelentes não são à prova de falhas. Encontrar pessoas para ajudá-lo a enxergar seus pontos cegos vai ajudar a chegar onde você queira

Em seu novo livro, Die Empty, Todd Henry explica como as mesmas pessoas brilhantes e qualificadas podem tornar-se estagnadas em sua carreira e apresenta abordagens para ajuda-las a criar um trabalho que pode ser motivo de orgulho.

Assim como um espelho permite que você veja a sua verdadeira aparência, outras pessoas em sua vida podem ajudar a você a ver além de seus pressupostos e pontos cegos – são os espelhos.

Não importa como você é confiante em suas habilidades, chegará um momento em que você não terá certeza da próxima etapa.

Nessas situações, é importante ter alguém que possa ajudá-lo a ficar alinhado e lembra-lo do que é realmente importante. Existem pessoas em sua vida que têm total permissão para falar a verdade para você sobre o que veem?

Estes tipos de relacionamentos não são fáceis de cultivar, porque você deve encontrar pessoas de confiança e respeito, e que você sabe que vai falar com preocupação verdadeira para o seu melhor interesse.

No entanto, se você pode identificar algumas pessoas para desempenhar esse papel para você, isso pode lhe dar uma quantidade enorme de confiança, porque você sabe que os outros também estão de olho em você.

Aqui está como implementar essa prática.

#1. Encontre seus espelhos

Olhe para as pessoas que você encontra regularmente no decorrer do seu dia e com quem você tenha respeito e confiança.

O ideal é que eles sejam pessoas de sua equipe ou no seu grupo de trabalho. No entanto, enquanto você tiver contato com elas, elas podem preencher o papel. Além disso, desempenhe o mesmo papel para essas pessoas.

Ao fazer isso, você mantém um outro responsável para viver de acordo com seus padrões pessoais de excelência.

Encontre pessoas para serem seu espelho e monitorarem seu comportamento.
Encontre pessoas para serem seu espelho e monitorarem seu comportamento.

#2. Peça para ser avaliado

Você pode pedir a seus espelhos para avaliar o seu desempenho. Por exemplo, se você quiser trazer mais energia para o trabalho, eles podem ajudá-lo a identificar momentos em que você está cometendo falhas.

Eles também podem incentivá-lo nas áreas em que você está conseguindo viver se acordo com os seus padrões. Compartilhe seus objetivos e ambições com eles, e peça para que eles ajudem-no a tomar medidas significativas semanalmente.

#3. Estabeleça um horário para se conectar

Estabeleça um horário regular para se reunir com seu espelho para conversar sobre como o trabalho está indo, discutir o que você está vendo ou pensando e desafiar e encorajar uns aos outros em seu trabalho.

Recomendamos se reunir com seu espelho, uma vez por semana. Certifique-se de que você faça a sua lição de casa antes do tempo para que você saiba o que precisa perguntar.

Não perca o tempo da outra pessoa, não se preparando para os seus encontros.

#4. Seja brutalmente honesto

Independentemente do que você pedir para que seus espelhos monitorem em você, dê a eles a certeza de que têm total liberdade para falar com você sobre qualquer coisa.

Você quer que eles tenham a capacidade de destacar os possíveis problemas de se tornarem prejudiciais, especialmente se forem coisas que eles podem ver.

Honestidade é o único remédio que sempre cura e previne a auto-ilusão.

Permita que as pessoas sejam sinceras em suas avaliações.
Permita que as pessoas sejam sinceras em suas avaliações.

#5. Ajuste regularmente

A meta é ter alguém para mantê-lo alinhado com o que é importante para você e o que você acha que precisa para se concentrar, mas essa ênfase vai mudar definitivamente de tempos em tempos.

Certifique-se de que você esteja sempre alinhado com seus espelhos para que eles saibam o que você gostaria que eles observassem.

Seus espelhos podem servir como postos avançados que podem mostrar-lhes onde você pode estar aquém de suas intenções. Lembre-se que algo que parece óbvio para você pode não ser tão claro assim para os outros.

Ter um espelho em sua vida pode ajudá-lo a aprimorar sua intuição e manter o foco, tempo e energia no lugar certo.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Forget mentors. Find a mirror”, da Entrepreneur.

 

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário