Publicidade

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dica de líder: planejamento a longo prazo ou previsão de futuro?

Muito se fala em Planejamento a Longo Prazo como uma estratégia do sucesso de um líder. Há uma maneira melhor de pensar no futuro. Segundo Karl Albrecht, autor do livro “Programando o Futuro”, o mais apropriado seria uma mudança na terminologia utilizada para falar sobre como conduzir os negócios e as pessoas para o futuro.

Albrecht diz: “o planejamento é útil quando se está seguro acerca da situação em que as ações ocorrerão e tem o controle quase completo sobre os fatores que garantem sucesso no alcance dos resultados”.

Mas, para quem estiver entrando num mercado instável ou enfrentando mudanças na concorrência, o termo planejamento pode ser alterado para “previsão de futuro”. Este termo, que significa “examinar antecipadamente, antever”, é melhor usado quando se reconhece as incertezas do amanhã e se decide por uma estratégia proativa, a qual permite praticar ações para aproveitar as oportunidades que se desenrolarão à frente.

Na missão de liderar será preciso dedicar-se ao planejamento, mas neste processo, haverá a necessidade de se reconhecer que algumas circunstâncias que estarão além do controle, razão pela qual o planejamento pode dar lugar à previsão de futuro.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário