Publicidade

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como se tornar um grande líder

Em tempos de crise, todos queremos alguém para seguir. Aqui estão algumas dicas para que você encontre a grandeza da verdadeira liderança

Liderança é um tema quente e sempre será. Porém, parece que sempre estamos atrasados em um vácuo de liderança perpétua. Isso porque presidentes e CEOs atualmente estão se comparando com os grandes líderes do passado.
Mas, em tempos de crise, tudo que as pessoas querem é alguém que possa mostrar-lhes uma maneira de escapar das ameaças.
Há uma lenda de que os líderes nascem prontos, e não podem ser feitos. De alguma maneira, a natureza produziu uma espécie peculiar de ser humano, que é maior, mais poderosa, mais inteligente, corajosa e carismática do que o restante.
Mas a espera por um ser humano assim é inútil. Eles não existem. O verdadeiro desafio da liderança é encontrar uma maneira de construir líderes. A principal forma que as escolas de negócios tentam fazer isso é estudando o passado.
Aprender com a história certamente tem suas vantagens. Há lições a serem aprendidas sobre como a Segunda Guerra Mundial foi vencida, porque o Chicago Bulls foi um time de basquete de sucesso, e por que Wall Street é liderado pela ganância no colapso financeiro de 2008.
Mas as crises de hoje nunca espelham completamente as de ontem, e seria ainda melhor, em primeiro lugar para a construção de líderes que possam prevenir crises antes que elas surjam.
Um grande líder é inspirador e um unificador das diferenças, além de ser um unificador das diferenças e alguém que traga o melhor das aspirações humanas.
Se você aspira ser um grande líder, o primeiro requisito é que você olhe e escute, para que você possa descobrir as verdadeiras necessidades que a situação exige.
Aqui está o passo-a-passo para encontrar a grandeza.
O espírito de liderança não é desenvolvido com o passado, mas sim conhecendo o presente.
O espírito de liderança não é desenvolvido com o passado, mas sim conhecendo o presente.

#1. Proteção e segurança

Situações de ameaça e instabilidade fazem com que as pessoas se sintam inseguras. Você pode ver os rostos nervosos, sentir a ansiedade predominante. Quem é que vai tornar a situação mais confortável?
O papel de um líder e ser o porto seguro de seus liderados. Mostrar que tudo vai bem e que existe luz no fim do túnel é o papel de um verdadeiro líder.

#2. Realização e sucesso

Situações de conquistas não realizadas podem fazer as pessoas se sentirem mal sucedidas.
As pessoas querem ser mais produtivas, mas muitas vezes falta gás e paixão suficiente para que isso aconteça. Quem vai intensificar e fornecer a inspiração e motivação necessária para isso?

#3. Cooperação

Algumas situações geram tensão nas equipes e trabalho. Não há espírito de equipe e, há incoerência no trabalho.
Com isso, o grupo se desintegra em brigas, disputas mesquinhas. Reuniões duram para sempre, mas nunca chegam a lugar algum. Quem será o objeto de ligação que traz coerência para a situação?

#4. Sentimento de pertencimento

Situações de apatia e sentimentos ruins vão aparecer. Todo munda atravessa fases parecidas com essa: fazer o que precisa ser feito, mas sentindo-se totalmente desmotivado e fora do eixo.
Esse clima que se abate na equipe de vendas é a rotina. As pessoas não recebem nenhum apoio pessoal ou confiança no que fazem. Quem vai trazer as emoções para a situação e fazer com que os outros se sintam pertencentes a uma equipe.

#5. Criatividade e progresso

Algumas situações são dominada por velhas soluções e ideias obsoletas. As pessoas se sentem frustradas. A atmosfera não tem criatividade, parece que a rotina tomou conta da situação.
Em casos assim, todos concordam que algo novo é preciso, mas tudo que surgem são pequenas alterações no status quo. Quem vai trazer de volta a centelha da criatividade para a situação?

#6. Valores morais

Muitas vezes a situação em uma empresa é espiritualmente vazia e corrupta. Os fracos se sentem inúteis, os fortes se aproveitam cinicamente disso. As pessoas falam sobre corrigir os erros e trazer de volta os valores corretos, mas ninguém sabe por onde começar.
O futuro parece incerto e o clima é de opressão. Quem vai levar a esperança e um sentido de renovação moral para as pessoas?

#7. Realização espiritual

Algumas vezes, a rotina mobiliza nossa condição humana. As pessoas estão fazendo grandes perguntas: quem sou eu? Por que estou aqui?
Muitos estão buscando Deus. Fala-se sobre algo superior, mas ainda está faltando fé nas pessoas. Quem poderá trazer luz e demonstrar que a espiritualidade é uma realidade viva?
Deepak Chopra acredita que esses são os mandamentos dos grandes líderes.
Deepak Chopra acredita que esses são os mandamentos dos grandes líderes.

Escute sempre

Ouvindo e observando sempre, você vai saber distinguir a situação que se encontra e a necessidade que está clamando. Como você pode ver, muitos critérios de liderança, algumas vezes levam a valores morais e de espiritualidade.
Todo ser humano tem um desejo dentro de si. Mas a menos que as necessidades básicas sejam satisfeitas, apelar aos ideais de uma equipe é geralmente inútil.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Become a Great Leader” de Deepak Chopra.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário