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segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Blogueiras de moda vendem estilo de vida que nem elas têm, afirma criadora do "Shame on You"

Elas são lindas e aparecem sempre bem-vestidas. São praticamente como a Barbie que faltou na prateleira de muitas meninas, impecáveis e ganham bem para serem assim, ou pelo menos fabricarem esse sonho. O universo das blogueiras fashion criou uma febre, e o que deveria ser um espaço de democratização da moda rapidamente se tornou um negócio extremamente lucrativo para marcas, agências de publicidade e as meninas que se tornaram "amigas" das leitoras.
Mas alguém percebeu que esse negócio não é tão sadio quanto parece. Priscilla Rezende, que já pertenceu ao grupo das blogueiras, criou seu próprio para criticar a futilidade presente nesses sites e a suposta vida de ilusões criada por eles. O "Shame on You, blogueira" não faz apenas humor com alguns dos "looks" que são postados, mas passou a denunciar irregularidades nas parcerias e os famosos "jabás".
Em entrevista exclusiva ao Administradores.com, ela fala sobre como surgiu a ideia de criar o Shame e como o estilo de vida vendido pelas blogueiras pode ser prejudicial para as leitoras que acompanham os sites.
 
 Imagem: Reprodução


Priscilla, você manteve um blog durante três anos, o Sacola Phyna, de repente você resolveu criticar o universo do qual fazia parte. Por que isso aconteceu? Como surgiu a ideia de criar o Shame?

Porque eu fui vendo a palhaçada que acontecia nos "bastidores" dos blogs. Fui convivendo com blogueiras, marcas e assessoria, via a enganação que aquilo tudo era e justamente por isso resolvi criar o Shame.

As blogueiras vendem o sonho da menina perfeita, elas são magras, bem-vestidas e ganham dinheiro para falar sobre moda. Até que ponto você acha que esse tipo postura é prejudicial para as leitoras?

Prejudicial porque elas vendem um estilo de vida que nem elas próprias têm. Nenhuma delas acorda maquiada e penteada, com as unhas feitas, com um café da manhã de hotel 5 estrelas na mesa e um motorista na porta esperando para levá-las para um dia de beleza no Proença e de compras no JK. Elas não compram aquelas maquiagens caríssimas que dizem amar e não viver sem, é tudo ganhado. Aí a menina pobre vê aquilo tudo, fica fascinada e começa a infernizar os pais e a se endividar para ter, pelo menos, o mesmo batom YSL de 200 reais que a blogueira tem.

Os blogs de moda se tornaram um negócio lucrativo tanto para quem escreve, como para as marcas. Você se sentiu mais pressionada quando passou a denunciar irregularidades nas propagandas e jabás?

Não, a ideia inicial do Shame sempre foi essa, de denunciar o esquema que há por trás dos posts de "dicas de amiga". Ninguém me ameaçou ou me pressionou, até porque eles sabem que estou falando a verdade.

Você continuou com blog após sua identidade ter sido revelada?Essa descoberta prejudicou sua vida ou o Shame?

Com o Sacola Phyna? Não, eu já tinha parado de postar há um bom tempo. Tinha vergonha de falar que escrevia um blog e ficava muito constrangida quando me chamavam de blogueira. A descoberta da minha identidade não me prejudicou em nada, pelo contrário, me aliviou bastante.

Hoje em dia foi criada uma "bolha de blogs de moda", são vários sites com meninas extremamente parecidas e é inevitável que muitas delas desapareçam com o tempo. Qual tipo de blog de moda você acha que vai resistir quando a "moda dos blogs" acabar?

Vão sobreviver os sérios, os que têm conteúdo, que trazem informação e não só jabá. Blog de quem realmente entende do assunto e tem propriedade para escrever.

Você acha que o espaço dos blogs democratizou a moda ou foi prejudicial à medida que se tornou um espaço com excesso de marketing para as marcas e incentivo ao consumismo?

As duas coisas. Os blogs, querendo ou não, levam informações a todas as classes sociais e faixas etárias, só que ultimamente não podemos confiar mais nessas informações. Na maioria das vezes, ao ler um post bacana, sobre uma tendência (odeio essa palavra), por exemplo, vemos uns 3 ou 4 links de lojas ou marcas no texto, aí começamos a pensar se aquilo é sério mesmo ou se o texto foi apenas encomendado pela marca. 

Fonte: Administradores

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