Publicidade

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Não dê um "tiro no pé" na hora da entrevista de emprego

Neste mercado tão competitivo as pessoas ficam desesperadas em busca de uma recolocação, e quando se trata de uma vaga atraente isso mexe com os nervos, não é verdade?
Entretanto, o comportamento do candidato é o que define em grande parte se será bem sucedido, ou não, dentro de um processo seletivo. Porém, vale ressaltar que a experiência de contratação envolve uma carga de estresse e ansiedade que afeta o comportamento de qualquer ser humano.
Eu poderia escrever abaixo o que fazer e, o que não fazer em uma entrevista de emprego, prefiro comentar sobre coisas que já vivenciei, e daí você tira suas próprias conclusões.

Vejamos alguns perfis interessantes:

Preciso de respostas – Existem pessoas que ligam para o selecionador perguntando o que aconteceu. Em alguns casos chegam a ser agressivas ofendendo o profissional; ou, ainda, pressionam o psicólogo na porta da sala e o fazem dizer, na marra, o porquê de o perfil dele não se encaixar na vaga. É algo extremamente constrangedor, que fecha as portas para uma nova oportunidade.

Consultoria - Tem gente que quer consultoria gratuita. Alguns candidatos não se contentam com as informações fornecidas pelo selecionador e o pressionam para obter um feedback pessoal.
Por um lado isso é positivo, querer melhorar, é muito bom. No entanto o mais adequado é procurar ajuda de um profissional, conselhos a um amigo, ou leia bons livros. Evite, sempre que possível, demonstrar ansiedade às pessoas, principalmente quando se trata de conseguir um emprego.

Queridinho – Tem candidato que puxa o saco até da Tia do café durante a dinâmica de grupo, se esquece de ser natural e passa a ser o assistente-facilitador, até distribui canetas para os demais candidatos.
Muitas pessoas não sabem como se comportar numa dinâmica de grupo. Minha dica é: seja você mesmo!
Independentemente da atividade sugerida em sala, o que conta é a sua natural participação.

Mãeee – Quando se contratam menores de dezoito anos é aceitável a companhia de pais ou responsáveis, uma vez que até possam ser necessários para assinar documentos. Para quem é maior de idade aparecer acompanhado da mãe em uma entrevista é extremamente depreciador, ou seja, “queima seu filme”. Em muitos casos a mãe passa a fazer as perguntas para o selecionador e também responde pelo filho.

Coitadinho – Todos têm problemas, isso é fato, cada um em determinada proporção. Expor seus problemas ao selecionador durante uma entrevista de emprego não facilita as coisas. Esteja no seu melhor, os problemas serão superados em seu devido tempo, portanto procure agir de forma tranquila, focado no objetivo que é estar empregado.

Bem, como você pode perceber, o comportamento é um fator determinante na hora de se conquistar um emprego.
O melhor é optar por uma postura ponderada que transmita seriedade, credibilidade e demonstre interesse pela proposta de emprego.
Também é importante compreender que nem sempre o perfil do candidato é adequado para a vaga. Quer um exemplo?
Seu perfil: você é dinâmico, expansivo, falante e criativo.
A vaga: alguém para carimbar papéis.
Motivo da não contratação: você morreria de tédio.
Entendeu?

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário