Publicidade

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Entrevista: Escritor César Souza fala sobre liderança

Será que os lideres ja nascem lideres? Quais as características que dá para perceber que um profissional tem perfil de líder? Veja esta e outras respostas na entrevista em anexo.

ENTREVISTA COM CESAR SOUZA(*)
AUTOR DE “VOCÊ É O LÍDER DA SUA VIDA”

1) Os Líderes já nascem Líderes ?
RESPOSTA: Precisamos desmistificar a idéia que Liderança é coisa de alguns poucos privilegiados, de uma elite de bem dotados. O porteiro de uma empresa precisa ser um líder eficaz no trabalho que realiza. Assim como o presidente da mesma empresa também precisa ser um líder eficaz nas suas missões. Mas ambos são líderes.
A primeira fonte de aprendizagem do líder, tanto do porteiro quanto do presidente da empresa, é o ambiente onde nasceu e viveu. Por exemplo, um ambiente de dificuldades, onde a criança tenha de superar adversidades financeiras ou mesmo físicas pode moldar atitudes e posturas de não acomodação, foco, perseverança que são características típicas de grande número dos líderes de sucesso.
Mas a liderança também se aprende e se desenvolve em situações mais estruturadas. Líderes podem e devem ser desenvolvidos.
2) Todos podem ser lideres?
RESPOSTA: Sim, parto do princípio que TODOS os seres humanos são líderes em potencial, inclusive o leitor desta entrevista. Isto porque todos ou quase todos exercemos a liderança em algum momento de nossas vidas. Uma pessoa pode não ser o grande líder em uma empresa, mas pode ser o líder em sua casa, ou no prédio onde mora, ou em determinado momento em um jogo de futebol na praia, em um incidente na rua.
2) Quais as características que dá para perceber que um profissional tem perfil de líder?
RESPOSTA: Pelas suas atitudes e posturas. Por exemplo, o profissional desenvolve outros talentos entre aqueles com os quais convive? O profissional defende sempre princípios e valores que devem nortear o comportamento seu e dos outros? Essa pessoa busca sempre o porque das coisas, a causa que deve guiar as tarefas? Essa pessoa é focada em resultados, gosta de fazer acontecer? Importante entendermos que liderança não é um cargo. É um conjunto de atitudes que posiciona e diferencia alguns de outros em determinadas situações. Isso ocorre dentro de casa, na rua, no clube, na escola, na empresa, na comunidade, no prédio onde moramos. Liderança independe de cargo.
3) Como exercitar o potencial de liderança?
RESPOSTA: De diversas maneiras. Em casa, junto a seus pais. Ou junto ao marido ou à mulher. Ou com os filhos. Também no clube, ou no metrô, ou dentro de um bar quando conversa com amigos. Convencer um grupo de amigos a fazer uma viagem de férias a determinado lugar é um belo exercício de liderança. No ambiente de trabalho, na escola, enfim, inúmeras as oportunidade de exercitar o potencial de liderança. As situações de crise as vezes servem para revelar o potencial de liderança de pessoas que não consideramos lideres. Num assalto, em um acidente na estrada, enfim, em quase todas as situações cotidianas.
4) Como desenvolver líderes?
RESPOSTA: Ao longo desses últimos anos, convivendo com vários lideres em vários lugares do mundo, desenvolvi uma metodologia para desenvolver o potencial de liderança das pessoas. Mas a metodologia que utilizo está mais focada nos elementos essenciais da líderança do que no estilo do líder. Acho que as empresas perdem muito tempo tentando identificar qual o quadrante do líder, em vez de ajuda-lo a identificar o que o líder precisa fazer de essencial para se transformar em um um líder pleno. A chave é deixar de focar no Estilo e focar nos Elementos Essenciais da Liderança Plena. Essa metodologia muda a forma de pensar do líder sobre o seu papel como líder e sobre suas tarefas como líder.
6) Quais as responsabilidades do líder?
RESPOSTA: Perceber o rumo, inventar o futuro, ter claro o plano de travessia entre o momento atual e o futuro desejado. Formar outros líderes em sua equipe. Fazer acontecer os resultados desejados. Inspirar os outros por um conjunto de valores com os quais as pessoas se comprometem a respeitar e se comportar. E ser um “Líder 24 Horas” ou seja em todas as dimensões e momentos da vida e não apenas um “líder de meio turno” quando está engravatado no escritório.
7) Qual é o papel mais ingrato da liderança?
RESPOSTA: Avaliar performance de membros de sua equipe, demitir, se afastar de certas pessoas, mudar o rumo quando as perspectivas não são promissoras.
9) Qual a importância de seguidores para um líder ?
RESPOSTA: O verdadeiro líder forma outro líderes, não apenas seguidores. Muitos líderes vivem cercados de seguidores incompetentes. Precisamos recrutar e motivar e liderar pessoas que sejam melhores que o líder. Só assim, o líder cresce. Essa sua maior tarefa: montar uma “fábrica de líderes” por onde passa, em vez de se contentar em ter um séqüito de pessoas subservientes e dependentes.
(+) Cesar Souza é presidente da EMPREENDA, consultor, palestrante e autor do novo bestseller VOCÊ É O LÍDER DA SUA VIDA (Editora Sextante, 2007)
www.liderdasuavida.com.br

Fonte: Site do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário