Publicidade

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Entrevista: Conferencista Paulo Araújo fala sobre motivação

O que é Motivação?
Motivação basicamente é um motivo para agir, ter um objetivo em mente e buscar realizá-lo. Motivação, em minha opinião, deve ser algo que vêm de dentro da própria pessoa, mas os fatores externos podem e devem contribuir para que a pessoa se sinta motivada. Uma grande ilusão em relação a motivação é o fato de querer estar sempre motivado. Ninguém consegue estar sempre motivado aí a importância de estar bem consigo mesmo, conhecer seus pontos fortes e os a desenvolver e assim ter a capacidade de se automotivar.

É possível motivar uma pessoa?
Eu acredito que sim. Mas lembro que a motivação mais duradoura é aquela em que a pessoa está realmente comprometida com os seus objetivos ou os da empresa. Os líderes da empresa devem ter ações que buscam motivar as pessoas, como um bom ambiente e condições de trabalho, possibilidade de uma remuneração variável como bônus ou participação nos lucros da empresa, mas principalmente, ter uma postura ética e transparente no relacionamento com seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidade.

Os empreendedores são motivados e motivadores?
Essas é uma das características comportamentais comum em empreendedores. Elas tem um sonho e procuram meios para realizá-lo e nesse caminho encontram pessoas que compartilham das suas idéias e que acreditam nesse projeto. Sem motivação não há ação, portanto não há como empreender sem essa qualidade.

As pessoas motivadas têm mais sucesso?
Sim, com certeza. Mas vale a pena lembrar que motivação não é só estar de bem com a vida, ser carismático ou só sorrisos. Pessoas motivadas que já tem sucesso tem uma longa história em que tiveram momentos e ações em que fracassaram, superaram obstáculos, aprenderam a planejar, otimizar e utilizar os recursos de uma forma mais saudável e, principalmente, aprenderam a se relacionar com as mais variadas pessoas.

Existe uma receita para sempre se estar motivado?
Não, como um bom cozinheiro cada pessoa terá que encontrar os seus melhores ingredientes para se manter motivado.
Mas, para motivar o leitor, posso dar algumas dicas.
A primeira delas é encontrar algo que goste de fazer e procurar viver disso, aliando prazer a profissão, além disso, sugiro que pelo menos uma vez por ano a pessoa faça uma auto-crítica e uma análise sincera de como anda a sua carreira, sua vida familiar, sentimental e espiritual.
Outra dica importante e que sempre uso é procurar ter amigos e colegas de trabalho que sejam otimistas e que tenham um bom astral, Fique longe dos pessimistas, que reclamam de tudo e que nada valorizam, e o principal, seja feliz com o que você têm, caso não esteja satisfeito procure meios de melhorar, mas sem desprezar o seu momento atual encarando de frente a sua verdade e encontrando meios para melhorar a sua vida.
Fonte: Site do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário