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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

É possível iniciar em vendas após os 40?

Recebo vários e-mails com essa pergunta de pessoas que exercem atividades diversas. São profissionais que se dizem insatisfeitos por não terem progredido, embora reconheçam que foi por pura acomodação. Pensam em mudar de vida, porque conhecem vendedores bem-sucedidos, mas lhes falta coragem por causa da idade, tendo que arriscar num mercado com portas fechadas para cabelos brancos.

Não há dúvida de que elas não estarão totalmente abertas, pois hoje a competição é bastante ferrenha e tem muita gente competente disputando uma vaga no mercado. E com certeza quem se acomodou por muito tempo não investiu em qualificação, ficando fora da competição. Também não pode fazer muito da noite para o dia, pois as coisas acontecem paulatinamente, sobretudo qualificação e desempenho profissional.

Conheço muitos profissionais de sucesso que deram uma guinada nas suas vidas quando os cabelos começaram a embranquecer. Alguns deles, por força das circunstâncias e outros, por decisão própria, mas todos tiveram em comum a determinação, depois que partiram para novas empreitadas.

Na profissão de vendas geralmente acontece duas situações: ou as pessoas entram por acaso quando ainda são novas, ou, então, depois de certa idade em decorrência de alguma adversidade profissional. Em ambos os casos têm pessoas que se dão bem, enquanto muitas ficam se arrastando até a aposentadoria, quando não desistem diante das dificuldades e baixos rendimentos, ou mesmo são demitidas.

Para entrar, e ter sucesso, no mercado de vendas quando o cabelo começa a embranquecer, não existe receita milagrosa. Também não adianta querer pressa pensando que o mundo vai se acabar e o tempo será o grande inimigo. É obrigatório seguir os caminhos normais, evitando-se os atalhos que geralmente são traiçoeiros. Vejamos algumas dicas:

1) É fundamental ter a consciência de que vender não é para qualquer um, pois é uma atividade que requer aptidão, determinação e muito trabalho. É preciso definir o objetivo para não dar um passo errado. Quer ser realmente vendedor ou pensa em levar a vida estando na profissão de vendas, mas tentando constantemente outra coisa? Em vendas, como qualquer outra profissão, é primordial gostar e ter paixão pelo que faz. Quando isso acontece, o vendedor irá buscar dois ingredientes básicos para o sucesso, que são a competência e motivação.

2) Após tomar a decisão, não perca mais tempo; entre em ação, pois de nada adianta ser cheios de intenções sem agir. Agora, vá devagar seguindo os processos normais que a atividade exige. Invista o máximo em conhecimento sobre vendas, produtos, mercados, concorrentes, clientes etc. Especialize-se em gente e relacionamentos interpessoais, ingredientes fundamentais para o bom desempenho e sucesso do vendedor. Honestidade acima de tudo!

3) Nos primeiros passos as dificuldades serão grandes, mas não se intimide com o grau dos obstáculos. Pelo contrário, vença-os um a um. Para isso, é fundamental nunca fugir do foco, pois resultados só são conseguidos com esforço, muita persistência e paciência. Esse tripé é a base do sucesso profissional e em vendas não é diferente, mas por não se apoiar nele é que muita gente joga a toalha.

4) Tenha consciência de que todo dia é um novo dia. Se ontem não foi bom como esperava, hoje será ótimo. Portanto, não perca o entusiasmo e acorde sempre com o espírito de vencedor. Lembre-se de que o nosso maior concorrente somos nós mesmos e se já sairmos de casa na condição de vencidos, o que podemos esperar dos clientes? Vença também a tentação de transitar somente por ruas e estradas pavimentadas de facilidades, as quais levam o vendedor a vários destinos, mas nunca ao sucesso.

5) Não espere por dias melhores, porque eles nunca virão. Faça com que eles sejam melhores, consciente de que as vendas não caem no colo, mas ocorrem para quem vai atrás delas. Querer ter uma boa carteira de clientes sem atender a uma série de exigências e fazer muito por eles é pura ilusão. É importante ter em mente que o sucesso do vendedor é diretamente proporcional ao sucesso do cliente, que está cada vez mais exigente.

No complicado mercado, o fator limitante para o bom desempenho e sucesso em vendas não é a idade, mas o preparo e a vontade de vencer. Entretanto, como competência não se adquire de um para o outro, nunca deixe de investir em si próprio, mesmo com os cabelos brancos, para não ser pego de surpresa diante das adversidades.


* Antônio P.B. Braga é palestrante e instrutor de Vendas e Qualidade no Atendimento da Sagra Consultoria em Vendas. É autor do livro "QUER VENDER BEM? DEIXE DE SER VENDEDOR!" Co-autor do livro GIGANTES DAS VENDAS - Editora Landscape/VendaMais. É também autor de artigos sobre os referidos temas publicados em revistas, jornais e em sites diversos.

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