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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como criar uma empresa que funcione pra todos

Criar uma empresa é relativamente simples. Contratando um bom contador que realize todos os trâmites burocráticos da empresa para você, a partir de R$500 você pode abrir a sua própria empresa. Porém, a questão que gostaria de abordar hoje é: como criar uma empresa que funcione para o dono, para seus empregados e seus clientes? Pode parecer um tanto quanto estranha essa minha pergunta, mas quantas empresas funcionam muito bem para os donos mesmo sem agradar os clientes e quantas possuem empregados satisfeitos, mas donos totalmente acabados por causa da labuta? O conceito que tenho de empresa é um pouco diferente daquele que o senso comum prega. Para mim, uma empresa é um grupo de pessoas que beneficia outras (clientes) para beneficiar a si mesmo e geri-la vai depender muito mais da visão e da missão da empresa que do conhecimento do mercado.

ANÁLISE DE MERCADO
A primeira coisa que se deve ter conhecimento antes de abrir qualquer empresa é saber que análise do mercado não é ter uma visão micro do macro, mas uma visão clara do micro do micro. Qual é o mercado da sua empresa? O mercado da sua empresa primeiramente é formado pelas pessoas que estão à sua volta de forma real e virtual, pois existem coisas que só nós gostamos de fazer e são estas coisas que nos une às outras pessoas tanto no mundo real como no mundo virtual (as redes sociais estão aí pra isso). Atraímos as pessoas para perto de nós, nos unimos a elas e podemos ter, nessas pessoas, um belo pedaço de mercado para o qual nossas empresas podem prestar serviços ou vender produtos.
Comecei assim na minha empresa, prestando serviços para as pessoas que estavam à minha volta e fui ampliando o círculo mantendo os ouvidos bem abertos para enxergar mais alguma necessidade que essas pessoas tinham para poder entregar-lhes mais um serviço ou produto. Aqui no Insistimento faço o mesmo, analisando em que posso servir as pessoas com quem mais convivo (real ou virtualmente) para criar textos, e-books e novos serviços ou produtos. É simples determinar o mercado alvo da sua empresa, bastando que, unido a visão exposta acima, você possa ter foco para ir reduzindo o seu nicho de mercado ao mesmo tempo que amplia a qualidade dos seus serviços ou produtos.
Na prática, depois de se atentar para o que falei acima, sua análise de mercado deve responder as seguintes perguntas:
  • Existe mercado para os serviços ou produtos da minha empresa?
  • Existe muita concorrência para minha empresa neste mercado ou ela é uma das primeira?
  • Quem são os concorrentes da minha empresa e o que ela pode fazer melhor do que eles?
  • Quanto minha empresa poderá cobrar pelos seus serviços ou produtos?
  • Como vou promover os serviços ou produtos da minha empresa?
PLANO DE NEGÓCIOS
Analisado o mercado é hora de criar um plano para o seu negócio devendo responder a todas as perguntas “como” e “porque” que surgirem enquanto delineia o que a sua empresa irá fazer. Apesar de existirem planos de negócios bem simples e outros extremamente complicados, acredito que o melhor plano de negócio para uma empresa é focado em testar o mercado através de um pequeno esforço, pois nenhuma estimativa é realidade.
Uma estimativa (um plano) é somente uma idéia sobre o que pode provavelmente acontecer.
Veja por exemplo, a forma como venho trabalhando com os e-books. Produzi um e-book ano passado que obteve uma boa renda de lá para cá, provando para mim e para todos que visitam este blog, que o mercado de venda de e-books é tão promissor aqui no Brasil como é nos Estados Unidos. Só a partir desse resultado que passei a investir mais do meu tempo para escrever outros livros, como o Marco Zero (que fala justamente em como criar uma empresa com pouco dinheiro) que deve chegar aqui no site na próxima semana para venda.
O que quero deixar bem claro é que um plano de negócios deve ser enxuto e de fácil implementação para que o empreendedor dê um passo de cada vez ao invés de criar uma mega-empresa de primeira para depois testá-la no mercado alvo. Uma empresa só é uma empresa, quando ela consegue receber algum dinheiro em troca do que oferece. Sem dinheiro entrando no caixa, sua empresa é só um CNPJ.
MODELO DE NEGÓCIOS “SUSTENTÁVEL”
Imagina montar uma empresa e ver ela beneficiando a todos os envolvidos. Assim é um modelo de negócios sustentável que tem nas bases, fazer com que todos trabalhem e se dediquem naquilo que melhor sabem fazer e fazem com gosto. Quantas e quantas pessoas nós vemos nas empresas atrás de mesas de escritório suportando o fardo dos seus cargos em troca de um pouco de dinheiro no final do mês? É muito difícil acreditar que aquela pessoa irá realmente prestar um ótimo serviço para as outras, sejam clientes ou colegas de trabalho. Como ela é tratada e se tratada como a “média”, seu serviço será na média, sem qualquer satisfação ou sentimento de realização próprio.
Steve Jobs, o “cara” da Apple, fala que o propósito de todos na sua empresa é transformar o mundo. Se há alguém que devemos copiar, são essas pessoas como Steve Jobs. Ter uma visão muito maior do que aumentar o faturamento é extremamente saudável para qualquer negócio, pois a todo momento você acaba sendo forçado a reexaminar o seu modelo de negócios para checar se aquilo que você está fazendo diariamente condiz com a visão e a missão da sua empresa.
Sabe qual a minha visão de negócio para a Noxion, minha empresa de internet? Criar um ambiente virtual de trabalho para que todos os envolvidos possam passar mais tempo com aquilo que lhes é mais importante. No nosso caso, meu e do Vinicius Câmara, é passar mais tempo com a família. Com uma visão como essas, nos forçamos o tempo todo a verificarmos se estamos realmente fazendo o que é necessário para que não só nós, mas aqueles que trabalham para nós, possam efetivamente, estar passando mais tempo com aquilo que lhes é mais importante enquanto o negócio em si funciona.
CONCLUSÃO
Criar uma empresa é relativamente simples, conduzi-la da melhor maneira para que nem o dono ou os seus colaboradores se tornem escravos dela é onde está a grande chave para a autorealização pessoal e profissional. Se você está com uma idéia na cabeça para abrir a sua própria empresa, formule as perguntas corretas, corra atrás das respostas e crie um negócio “sustentável” que beneficie não só você, mas a todos aqueles que o cercam.
Só assim, você conseguirá exercitar corretamente o dever de ser um empreendedor de verdade.

Fonte: Insistimento

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