Publicidade

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo: Tenha coragem para ser humilde

“Quando o jogo acaba, o rei e o peão voltam para a mesma caixa”. Provérbio chinês que nos ensinam a sermos humildes. Por que será que existem pessoas no mundo que se acha melhor que outras? Tenho certeza que a humildade nunca fez mal a ninguém e é extremamente importante no meio profissional. Veja a humildade como uma das maiores proteções que podemos ter em relação à inveja. Constantemente encontramos pessoas que depois que conseguiram o sucesso financeiro se tornaram arrogantes, vaidosas e prepotentes. Menosprezar o próximo e gastar dinheiro de mais são outros sintomas da pessoa orgulhosa. Muitos têm a idéia que precisam ter status e ai gasta o que tem e não tem, comprando supérfluos esbanjando dinheiro, um erro gravíssimo.
Toda pessoa humilde é admirada e tem a simpatia de todos, e se essa pessoa quiser continuar a crescer deve ter na mente que precisa continuar humilde, caso contrário deixará de ser admirada e perderá a simpatia. Consigo imaginar um chefe arrogante, agora um líder que não é humilde, é difícil, já que um dos requisitos do líder servidor que tanto ouvimos falar é a humildade. O líder que não é humilde jamais irá servir. O mercado procura o tipo de líder servidor, pois eles agregam valor e tende a diminuir a rotatividade nas empresas. O líder por sua vez deve ter o cuidado para que os seus liderados não veja seu jeito servidor como generosidade ou mesmo bondade, são coisas distintas.
Segundo as escrituras humildade é a condição de ser manso e doutrinável, ou fazer com que alguém o seja. A humildade inclui reconhecermos nossa dependência de Deus e desejarmos sujeitar-nos a sua vontade, já o orgulho por outro lado é a falta de humildade ou de mansidão. O orgulho coloca as pessoas em oposição recíproca ou contra Deus. O orgulhoso coloca-se acima dos outros e segue a sua própria vontade, em vez da de Deus. A vaidade, a inveja, a impiedade e a arrogância são características típicas dos orgulhosos.
A maioria concorda que o maior exemplo de líder servidor que tivemos nessa terra é o próprio Jesus Cristo. Ele realmente foi um grande exemplo. Ele tem diversos exemplos onde mesmo sendo o Mestre, preferiu servir. Cristo tinha uma postura humilde e sempre pensava mais no outros do que nele mesmo.
Não sei por que alguns acham que ser humilde é um sinal de pobreza, ignorância e fraqueza, para esses digo apenas que para ser humilde precisa ser forte, ter um espírito rico, ser tolerante e flexível. Ser humilde é ter a coragem para assumir quando estiver errado, é entender que não sabe tudo e que pode adquiri cada vez mais conhecimento para disponibiliza-lo ao próximo. É reconhecer que você precisa dos outros tão quantos os outros precisam de você. Não consigo imaginar uma pessoa humilde sem ser um ótimo ouvinte. Ele tem empatia e procura ver as pessoas não como elas são, mas como poderão vir a se tornar.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário