Publicidade

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Admito: eu posso estar errado

Talvez como todo mundo. Repito: talvez como todo mundo eu já fui um tipo de pessoa que “sabia” a verdade. Só eu estava certo, só eu lia os melhores livros e também tinha as melhores conclusões sobre os problemas mais capciosos da humanidade. Só eu. Lembro-me de fechar-me na minha “caixinha” e ficar apontando o dedo para os outros e tirando conclusões sobre tudo à minha volta sem admitir que podia (talvez) estar errado. Ter esse tipo de atitude não me trouxe qualquer benefício a não ser o de ter levantado a bandeira vermelha para mim de que eu talvez pudesse estar errado. Ganhei em humildade e eficiência, mas em compensação, pela inexperiência, feri pessoas que não gostaria de ter ferido e perdi tempo consertando erros que não precisava ter cometido. O que isto tem a ver com empresas, empreendedorismo e profissão? Tudo!

NOSSOS OLHOS SÓ ENXERGAM O QUE QUEREM VER
Para começar a nossa investigação a respeito do tema de poder ou não estar errado é fundamental iniciarmos a partir desta premissa, ou seja, que nossos olhos só enxergam o que querem ver. Maquiados pela nossa educação, cultura e experiências anteriores, nossos olhos enxergam somente aquilo que desejam ver. Você pode fazer um teste entrando com uma outra pessoa em uma loja de conveniências de um posto de gasolina e ao sair perguntá-la o que viu lá dentro e o que lhe chamou mais a atenção. Você notará que ela viu objetos que você não notou e que você também viu algumas coisas que passaram despercebidas para ela. Ela viu o que estava mais em sintonia com ela, que pertencia à sua construção de mundo e você viu o mesmo, só aquilo que você conseguia ver. Logo, você pode estar “errado” em relação ao que tinha naquela loja de onde acabou de sair.
OS OLHOS DAS OUTRAS PESSOAS SÓ ENXERGAM O QUE QUEREM VER
Pode parecer redundante eu falar isto novamente neste artigo, mas note que coloquei isto desta forma para lhe chamar a atenção sobre o fato de que não só nós enxergamos só aquilo que queremos, mas também as outras pessoas! Compreendendo isto não só nos colocamos em uma posição humilde para aceitar a opinião de outros sobre um mesmo tema que estejamos refletindo, como também compreendemos que algumas das “verdades” proferidas pelas outras pessoas podem não ser tão verdades assim e perdoamo-las quando estas nos acusam de algo, já que enxergam somente 50% (ou mais ou menos) da verdade.
PLANOS DE NEGÓCIOS FALEM PORQUE TENTAVAM ENTENDER OUTROS OLHOS
Grande parte dos planos de negócios falem porque tentam entender olhos que não conhecem. Para compreender um pouco mais o que os olhos das outras pessoas enxergam, é preciso estudar sua educação, cultura e experiências anteriores, bem como seus preconceitos e afinidades. Não há como estudar isso com olhos de uma educação, cultura e experiências diferentes, logo, a maioria dos planos de negócios falem porque os olhos de quem construiu o plano de negócios não enxerga aquilo que os olhos dos “compradores” do seu plano enxergavam.
SEJA OS OLHOS DO SEU CLIENTE
Já que admitimos que podemos estar errados em relação às crenças que temos do mundo à nossa volta, a solução, principalmente para quem é pequeno empreendedor, é fazer parte da sua clientela, sendo seus próprios olhos e procurando pessoas semelhantes a si para criar a sua base de clientes. É muito interessante pensar desta forma, porque assim basta que você se pergunte quais problemas você tem hoje que gostaria de resolver e resolvendo-o transmitir o conhecimento da solução para os outros.
Um dos diferenciais da Noxion em relação a outras empresas de criação de sites e marketing digital é que tanto eu como o meu sócio temos negócios online fora dela para “testar” aquilo que desejamos implantar para nossos clientes. Eu vendo meus produtos virtuais aqui (e-books e podcasts) e tenho total liberdade para testar o que quiser aqui para saber se funcionará ou não para os meus clientes na Noxion. Assim, ao mesmo tempo sou cliente e fornecedor.
Outro exemplo benéfico que posso usar é que todos os meus produtos falam da mesma coisa: a passagem de empregado para empresário através do empreendedorismo. Eu era um empregado assalariado comum por anos, mas que ao mesmo tempo tentava empreender. Tive várias frustrações com alguns negócios que abri, mas como nunca desisti, insisti até montar a Noxion e hoje passar esse conhecimento de como sair do emprego formal e tornar-se empresário através do blog Insistimento. Eu já fui a minha clientela e a conheço totalmente. Meus olhos enxergam o que eles enxergam e com o conhecimento que distribuo aqui consigo ajudá-los a fazer o mesmo que eu fiz.
RESOLVA SEUS PROBLEMAS E VENDA A SOLUÇÃO
Você vai ganhar em humildade e eficiência se passar a agir desta forma. Existem algumas milhares de pessoas parecidas com você, que vivem de certa forma os mesmos problemas e frustrações que você vive e que precisam de alguém que dê o salto para fora da “caixinha” e os ensine depois a saltar. Eu não posso fazer isso por você, pois meu público é outro, os olhos com os quais eu trabalho são outros, mas você pode pegar o pior problema que você possui no momento e ajudar outras pessoas a conquistar os objetivos que você conquistou e ainda receber dinheiro por isso. Veja exemplos de problemas práticos comuns que pessoas estariam dispostas a pagar por uma solução:
  • Como sair do cheque especial
  • Qual o passo-a-passo para obter empréstimo para abrir uma empresa
  • Como saldar dívidas
  • Como encontrar a profissão ideal
  • Exercícios para melhorar a performance do cérebro
  • Como utilizar melhor meu tempo entre família e trabalho
Detalhe, a pequena lista acima foi feita a partir das frases mais procuradas no Google onde este site aparece. As pessoas estão procurando pela solução desses problemas e alguém precisa entregar-lhes essa solução. Porém de nada vale alguém que nunca teve dívidas ensinar como saldar as dívidas. É preciso que alguém que já tenha tido dívidas, ensine como saldá-las ou melhor ainda, que alguém que tenha dívidas, busque as soluções para saldá-las e depois comece a ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.
Será que também estou errado sobre isso? Talvez, mas o meu trabalho no Insistimento mostra que tentar solucionar os seus próprios problemas para vender a solução, mostra que estou no caminho certo. Por quê você não faz o mesmo?

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário