Publicidade

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

3 benefícios para as pessoas que são resilientes

Sabe aquela pessoa que mesmo quando acontece uma adversidade como por exemplo (perder emprego, morte, discussão, perder paciência no trânsito, entre outras) se mantem firme e não se deixa derrubar, muitas vezes perguntamos “como é que esse cara consegue?” a resposta é que essa pessoa tem resiliência. Resilire, que significa recusar, voltar atrás, portanto a resiliência é a capacidade de superar adversidades de sua vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades ou traumas, transformando essas experiências negativas em aprendizados. A resiliência vem da física referindo-se a capacidade dos materiais de resistirem aos choques e acabou sendo adaptado nas ciências humanas. Ninguém nasce resiliente, isso evolui com o passar do tempo, sempre diante de nossos problemas temos a tendência de uma desintegração psíquico-emocional, que nos afetam diretamente e nos deixam com aquele sentimento de “coração apertado”, você já sentiu isso alguma vez?
Precisamos encontrar formas de lidar com isso, abaixo seguem três dicas de benefícios em ser uma pessoal mais resiliente com resultados para a sua vida.
ATITUDES – Pessoas resilientes assumem a responsabilidade do que acontece consigo sem vitimização, tem a habilidade de se manter sereno diante de um problema, são pessoas que tem atitude e resolvem seus problemas sempre com muita sabedoria.
AUTOCONSCIÊNCIA – A autoconsciência é a base para a mudança de vida. Pessoas resilientes compreendem os próprios sentimentos, conhecem suas forças e limitações, tem a capacidade e a visão sistêmica de identificar as causas dos problemas, sabendo a hora de falar e a hora de ouvir. Tem empatia, ou seja, compreende o estado psicológico dos outros e sabe exatamente como agir. Na vida, podemos ser problema, ou solução. Se você for só o problema, ninguém vai gostar de ficar do seu lado, porque você vai ser uma pessoa amarga. Mas, se você for solução, aí vai ter a chance de conquistar a maturidade com sabedoria.
PROJETO DE VIDA – Pessoas resilientes superam melhor o sofrimento porque encontram um sentido melhor para a vida, encaram a vida positivamente e são acostumados a ver o copo cheio e não vazio. Tem a crença que as coisas irão melhorar e conseguem controlar melhor seu destino.
No comportamento humano a resiliência significa a construção de novos caminhos de vida, precisamos sempre tirar lições positivas das situações diárias e não ficar remoendo sempre os problemas. Gosto da frase de Carlos Drummond de Andrade que diz “A dor é inevitável. O sofrimento, opcional”, portanto precisamos ter mais resiliência para que possamos conduzir nossa vida com mais saúde e ser mais feliz. Procure desenvolver a resiliência pois ser resiliente é não se abater com facilidade, não culpar os outros pelos seus fracassos e lutar sempre pelo melhor.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário