Publicidade

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tudo que você precisa saber para controlar suas finanças

Registre TODAS suas movimentações
Além de nosso querido primeiro logo no alto da tela, você perceberá que o mais importante é registrar todas as movimentações. Não algumas delas, todas.
Se você não registrar todas as movimentações, no final a conta não vai bater e acoxambrações ou alterações técnicas serão necessárias.
Contabilmente, existem diversos tipos de movimentação e elas são razoavelmente complexas. Só pro controle do empreendedor, essas categorias que estão na planilha são mais do que suficientes.
De quem é e onde está o dinheiro?
Na aba “Balanço” você perceberá que registramos o quanto cada sócio investiu na empresa. Mesmo que você não tenha sócios, é importante registrar esses investimento para conferir se os resultados batem no final.

A fórmula é basicamente a seguinte: Dinheiro de investimento + Resultado da empresa = Ativos.
Os ativos representam seu dinheiro em caixa, no banco, em equipamentos, etc.
No nosso caso, como nosso resultado ainda é negativo, boa parte dos ativos vem pelo dinheiro de investimento. Repare que na célula “Total” aquele valor precisa ser igual às movimentações realizadas.
O fluxo de caixa é o rei
Se você fechou uma venda a prazo e o dinheiro vai cair aos poucos na conta, considere essa receita aos poucos. O dinheiro que importa é o que está na sua conta. Se você sabe que irá demorar a receber por uma venda, confira se você tem capital o suficiente para aguentar esse período.
As contas estão batendo?
Como já dizia Lavoisier “Nada se cria, nada se destrói. Tudo se transforma”. Seu dinheiro não simplesmente some, ele foi para algum lugar. Se as contas não batem no final, ou você esqueceu de registrar alguma coisa ou
registrou no lugar errado.
Por mais que seja chato ficar procurando por esses errinhos, isso é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro.
Ferramentas podem te ajudar bastante
Usamos muito tempo essa planilha, mas desde abril/2012 utilizamos o ContaAzul, o que facilitou muito o processo.

Além da gestão financeira, o ContaAzul possui um sistema integrado de emissão de nota-fiscal eletrônica e boletos, o que é muito mais prático do que ir no site da prefeitura ou no banco.
Conclusão
Lembre-se que TODAS as empresas precisam de um contador para a gestão financeira. Esses conceitos devem ser aplicados para ter uma ideia melhor de como estão suas finanças e evitar dores de cabeça, mas quem vai fazer o fechamentos desses resultados é o contador.
Para facilitar a vida do seu contador e consequentemente reduzir futuras dores de cabeça, recomendamos bastante o uso do ContaAzul.

Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário