Publicidade

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Resolva os seus problemas e venda a solução para os outros

Já dissemos antes que criar uma empresa é fácil e que para resolver os nossos problemas, basta dormirmos com eles. E que tal se unirmos estas duas ideias em uma só? Na maioria das vezes, nós empreendedores, ficamos pesquisando que problema resolver das outras pessoas para criar um produto ou um serviço diferenciado. Fazemos pesquisa de mercado, entrevistamos amigos, colegas de trabalho,  outros empreendedores e buscamos no mundo a nossa realização como empreendedores. Esta não é a melhor abordagem. O ideal é que resolvamos os nossos problemas e vendamos a solução para as outras pessoas. Isto contribui para a sociedade, além de nos permitir realizar o sonho de termos o nosso próprio negócio.
UM PROBLEMA, DOIS NEGÓCIOS
Este site nasceu porque eu não conseguia descobrir que diabos fazer da minha vida. Sentia a mesma dor e angústia que muitos dos leitores que passam por aqui diariamente sentem. Vivia uma vida que não gostava, mesmo querendo fazer um monte de coisas. Vivia me dando as mesmas desculpas esfarrapadas para não empreender e só. Minha vida, apesar da superficial aparência de alegria, era totalmente sem sentido e cheia de problemas.
Assim eu criei este blog, mas como uma terapia para mim. Meu intuito era colocar aqui algumas ideias e encadeá-las com o tempo para aplicá-las na minha vida. Na época não tinha empresa, mas falava de empreendedorismo. Na época também não tinha lido tantos livros de filosofia como leio hoje, mas já falava sobre filosofia. Eu apenas sentava e escrevia. Com o tempo, e o exercício continuo de escrever, criei o primeiro e-book para compartilhar pequenas coisas que aprendi meditando. Depois outro livro para que as pessoas fossem suas próprias coaches e depois outro contando a minha experiência como empreendedor. Cada um deles vendeu e vende até hoje e ainda possibilitou que outras pessoas se unem-se a mim na causa do Insistimento e também vendessem seus produtos na nossa loja, como é o caso do áudio-livro Amor por Vendas. Resolvi o meu problema e criei um negócio lucrativo e ainda baseado em renda passiva.
Outro negócio que montei através deste blog, foi para solucionar um problema meu também. Quando iniciei o Insistimento, hospedava-o no Blogspot, famoso host de hospedagem de blogs. Não era algo que me satisfazia tanto, por conta da dificuldade em personalizá-lo. Foi aí que encontrei o WordPress. Passei a me familiarizar com a ferramenta e logo troquei o Insistimento de host, passando a hospedá-lo em um servidor próprio. Neste servidor, eu não só mexia no visual do site, mas também na programação. Mais especificamente, investia muito do meu tempo posicionando o site nas primeiras posições do Google, aprendendo as tão desejadas técnicas de SEO. Quando aprendi, percebi que poderia colocar este conhecimento em prática entregando serviço semelhante para os clientes da Noxion. Mais uma vez, resolvi o meu problema e montei um negócio.
MAIS UM EXEMPLO: 37Signals
Quem é da área de tecnologia, deve conhecer a empresa 37Signals. Uma empresa com apenas oito funcionários que fatura milhões com seus pequenos aplicativos baseados na web, para gerenciar projetos e clientes. Eles começaram como uma empresa de webdesign e sentiam muita dificuldade em gerenciar o seu negócio, sendo obrigados a se comunicarem somente por e-mail com seus vários clientes. A partir desse problema, eles criaram um pequeno software, e na medida em que iam convidando seus clientes a utilizá-lo, para gerenciarem seus projetos com a 37Signals, esses clientes perguntavam se não poderiam utilizar também o aplicativo para gerenciar o negócio deles. A partir de um problema resolvido para eles, os caras montaram uma grande, mas pequena empresa.
VANTAGENS
Seguindo o modelo, de resolver o seu próprio problema para vendê-lo para outras pessoas, temos o principal benefício de sermos nós, os próprios clientes do negócio. Além disso, quando formos apresentar nossa solução para futuros clientes, criaremos um vínculo com eles através da sensibilização da nossa própria história. De fato, se estivermos realmente comprometidos em criar uma solução eficiente, que realmente funcione e criarmos, atrairemos clientes facilmente.
O mais desconfiado dos leitores deve estar pensando que atrair clientes facilmente é algo que não existe, mas é muita presunção acreditarmos que só nós temos um tipo de problema. Gustavo Cerbasi foi em busca da independência financeira e criou um negócio de livros e consultoria sobre isso. Christian Barbosa quase teve um colapso no início da sua carreira, gerenciando vários projetos ao mesmo tempo. Ele foi atrás da sua independência de tempo e criou um negócio de consultoria a partir disso. E há pouco tempo, entrevistamos aqui no Insistimento, a Terezinha Rêgo, que criou um negócio de mapas mentais para concursos públicos, a partir do seu problema de entender melhor as matérias que estudava.
COMBATENDO AS DESCULPAS
Muita gente tem a tola idéia, de que para compartilhar uma solução ela deve estar super redonda. Isto é uma desculpa. Nós só “arredondamos” algo através de erros e ajustes e para que possamos cometê-los, precisamos de outras pessoas testando a nossa solução. Quando somente eu era o cliente da Noxion com o Insistimento, os problemas de SEO e de design que enfrentava eram uns. Quando conquistei novos clientes, esses problemas aumentaram e a resolução deles melhorou a minha experiência, que pode ser transmitida a equipe que está comigo hoje em dia. E ainda acrescento, que os erros de hoje com o número de clientes que temos hoje são uns, mas no futuro serão bem diferentes.
Um bom empreendedor, na minha curta opinião, deve ter duas boas qualidades: poder de criação e poder de execução. Uma não existe sem a outra. Na primeira, ele deve ser capaz de criar novas maneiras de solucionar problemas e na segunda, ter capacidade para executar aquilo que criou. Um empreendedor é como um pedreiro. Ele chega no terreno vazio, imagina a casa que irá criar, põe no papel as ideias, refina essas ideias, concebe a sua planta e se compromete a construir. Quando começa a construir o primeiro alicerce, se compromete a nunca mais parar de ergues tijolos até a casa ficar pronta. Só quando ele termina é que pensa em outro terreno vazio para construir algo novo, somando toda a experiência que acumulou com construções de casa até ali.
EXERCÍCIO PRÁTICO
Pegue uma folha em branco e escreva todos os seus problemas nela. Decida qual deles é o mais prioritário ou urgente de ser resolvido. Invista seu tempo para pesquisar uma maneira de resolvê-lo. Crie a partir da solução uma metodologia de resolução deste problema, um produto ou um serviço, que pode ser de consultoria, para resolvê-lo para outras pessoas. Pareceu simples? É, é simples sim.
Acredite. Você não está sozinho com os seus problemas e se resolvê-los, pode ajudar outras pessoas e ainda ganhar um bom dinheiro com isso. Pratique este exercício agora!
 
Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário