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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Por que não sou promovido a gerente?

Ser promovido à gerência é um caminho misterioso para muitos profissionais. Não entendem o que têm de fazer para que isso ocorra. Assim, adotam uma rotina disciplinada, fazem tudo que lhes mandam, são pontuais e procuram relacionar-se bem com todos os seus colegas. Mas, mesmo assim, a promoção não vem.
Para ser franco, é mais fácil falar sobre os motivos pelos quais alguém é promovido à gerência do que escrever sobre aqueles que impedem o profissional de chegar lá. Antes de escrever este artigo, fiz uma lista com dezenas de razões para um indivíduo não ser promovido. E tenho certeza de que outras poderiam ser mencionadas. Existem três delas que considero armadilhas muito comuns:
Fazer somente aquilo que lhe mandam ou pelo que é pago para fazer
A maioria dos indivíduos é treinada para ser empregada e, portanto, para fazer o que lhe mandam. Alguém assim dificilmente será promovido à gerência. Se você fizer apenas o que lhe ordenam, limitará muito sua carreira. Pois sua atitude será vista como algo positivo para a posição atual, mas um limitador para sua promoção. Esqueça o job description. Faça além, mostre que você não está interessado em ser mais um funcionário, mas alguém empenhado para que a companhia seja bem-sucedida.
Não tolerar frustrações
Alguém que não tem capacidade de lidar com adversidades não pode ser gerente. Afinal, não há nada que gere mais frustração do que ter de obter resultados por meio de pessoas. É exasperante ouvir reclamações e explicações de subordinados e, ao mesmo tempo, fazê-los realizar a tarefa com a qualidade esperada e dentro do prazo.
Além disso, existe a pressão dos níveis de cima. E, acredite, ser repreendido por um diretor é como ouvir uma canção de ninar depois que você sabe como um diretor é repreendido por um acionista. O próprio fato de a pessoa demonstrar frustração excessiva por não ter sido promovida já é um forte indicativo de que não consegue lidar bem com suas emoções. Também informa que a pessoa não consegue perceber o contexto da empresa que, por vezes, é complexo demais e resulta em lentas promoções. Você sabe esperar?
Não ter a imagem, o diálogo e a postura de um gerente
Se você quer ser gerente, a tradução disso é: na sua presença, os diretores vivem a experiência de que estão próximos a um gerente. Para que isso ocorra, você tem de ter a imagem, a fala e a postura de um gestor. Não adianta parecer um gerente apenas para seus colegas de trabalho ou para seu chefe, pois não são eles que promovem você a esse posto; são os diretores que o fazem! Claro que há influenciadores, e você deve conquistá-los também, mas, ao final, a palavra é dos diretores.
Para criar essa experiência, você deve estar atento à cultura da empresa. Em uma organização formal, vista-se de forma clássica. Mas, por exemplo, se sua companhia comercializa material para a prática de esportes radicais, não apareça de terno e gravata para trabalhar. Pense!
Seu diálogo deve ser pautado pelo resultado. Isto é, tudo que você faz tem de apresentar aumento de receita, redução de custo ou melhoria tangível de algum processo, produto ou serviço. Pois são essas as únicas ações para aumentar os resultados. Se você não consegue traduzir seu trabalho em uma dessas situações, não tem o diálogo de um gerente. Lembre-se de que ser gestor não significa ser o técnico dos técnicos; saber mais sobre uma especialidade não o torna candidato a gerente. Você precisa saber mais sobre o negócio da empresa e como contribuir com ele de forma decisiva ao gerir pessoas e operações.
Uma postura de gerente é proativa, mas respeita os relacionamentos e os níveis hierárquicos. É política e cumpre os propósitos da empresa, do departamento e das tarefas, sem causar danos a outras divisões. Ou seja, pensa no todo, e não apenas no setor em que trabalha.
Existem muitos outros fatores que impedem alguém de ser gerente, mas não fazer além do que é pago, frustrar-se com facilidade e ter uma imagem, fala e postura inadequadas são elementos contrários à sua promoção para um cargo tão importante.
Mude esses fatores, se desejar ser bem-sucedido. Vamos em frente!
Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching e autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira.

Fonte: Administradores

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