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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ferramentas online que melhoram a comunicação de seu varejo

Todo pequeno varejo para crescer em seu mercado deve ter como foco atender melhor seus clientes. Uma das formas é ampliar os canais de atendimento criando novas alternativas que facilitam seu relacionamento. O mais interessante hoje em dia é a facilidade de criar e desenvolver estas ferramentas através da internet.
O primeiro passo é entender o perfil de seus clientes e identificar quais ferramentas podem melhor ajudar seu negócio. Uma dica é que ao decidir o uso de uma nova ferramenta deverá dedicar-se da mesma maneira que em outros pontos de contato de seu negócio off-line.
Algumas sugestões de ferramentas são as seguintes:
  • Endereço de correspondência online (email) – Com este endereço você poderá mandar mensagens a seus clientes com novidades, promoções e muito mais. Não é necessário ter um endereço próprio (com seu nome), pois existem diversos provedores que sua empresa pode criar email de graça.
  • Endereço Virtual – Ter um endereço virtual (pagina na internet) facilita que seus clientes busquem informações sobre sua empresa e seus diferenciais competitivos, também dos produtos que você comercializa e os dados de contato (tanto on-line quanto off-line).
  • Chat virtual (msn, Skype, etc) – Disponibilizar chats ajudam a ampliar os canais de comunicação com seu cliente e também a redução de custos com telefonia. Outra possibilidade é ajudar a realizar reuniões virtuais diminuindo deslocamentos e tomando decisões com mais rapidez.
  • Pagina de relacionamento com clientes (facebook, Orkut, etc) – Dependendo das características de seus clientes é muito importante uma pagina em um site de relacionamentos. Nela você também poderá divulgar promoções, novidades e muito mais sobre seu negócio interagindo com seus clientes.
  • Loja virtual – Ter uma loja física e não ter uma loja virtual significa o mesmo que dizer não a muitos clientes. O melhor seria integrar a operação da loja física com a virtual e assim ter apenas um estoque único e um único sistema de faturamento, mas caso não seja possível mantenha dois sistemas funcionando com um controle interno. Ela pode ser também uma ferramenta para que seu cliente coloque o pedido reservando o produto com a retirada em sua loja física. Existem várias possibilidades de integração entre lojas físicas e virtuais e certamente uma delas deve se encaixar ao seu negócio.
  • Perfil no Empreendemia – O Empreendemia é uma rede social com mais de 22 mil empresas do Brasil inteiro. Ter o seu perfil lá (que é gratuito, por sinal) te ajuda a procurar fornecedores com facilidade, já que você pode fazer cotações rapidamente e ainda verificar a reputação desses potenciais fornecedores. Além disso, se você vende para outras empresas, pode ser um ótimo canal para conseguir novos contatos e, assim, novos cliente.
Não importa como seu cliente é atendido (online ou off-line), lembre-se que a sua empresa é uma só e é assim que ela é vista. Amplie os canais de comunicação e assim melhore o relacionamento com seus clientes e consequentemente aumente o seu faturamento.

Fonte: Saia do lugar

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