Publicidade

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Entrevista: Como o Sebrae pode ajudar a sua empresa

Renato Fonseca de Andrade é consultor do Sebrae-SP. Ele é também conhecido como Conselheiro Criativo (veja seu blog aqui).
Abaixo Renato responde aquelas dúvidas que muitos empreendedores têm sobre o Sebrae e também passa sua visão e dicas sobre empreendedorismo.
1- Uma dúvida que muita gente deve ter: o Sebrae é público ou privado?
O Sebrae é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem em seu conselho administrativo representantes da iniciativa privada e do setor público. Essa composição visa sintonizar as ações que buscam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas de desenvolvimento econômico e social. Constitui-se , portanto, numa instituição que prepara os micro e pequenos empresários para obterem as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva.
2-Como o Sebrae ajuda os empreendedores que vão até ele?
Principalmente fornecendo orientações sobre aspectos de gestão empresarial, tecnologia e mercados. Isso é feito através de cursos, consultorias, palestras, publicações e informações disponibilizadas em diversos canais, tais como a internet.
3- Conhecido por ajudar todo tipo de empreendimento, como o Sebrae lida com empresas de inovação tecnológica?
O Sebrae promove a inovação como diferencial competitivo para todas as empresas e o programa Sebraetec é uma solução muito utilizada nesse sentido. Com relação às MPEs diretamente relacionadas com alta tecnologia,  o Sebrae estimula sua criação através das incubadoras de empresas, que oferecem o ambiente necessário para o seu crescimento.
4- Como você avalia a cultura empreendedora brasileira?
O brasileiro é um povo empreendedor, muito criativo e que gosta de realizar.  Por sua vez, o empreendedorismo está cada vez mais difundido e compreendido como vetor do desenvolvimento econômico. Nessa dinâmica, os aprendizados estão acontecendo rapidamente. É sem dúvida um movimento significativo no contexto atual. Um exemplo é a grande quantidade de universidades que estão inserindo o tema em suas grades curriculares.
5- Quais são suas dicas para as empresas que querem ser bem sucedidas no Brasil?
  • Conhecer muito o seu cliente e fornecer produtos e serviços coerentes com suas expectativas. Empresas são criadas de fora para dentro.
  • Estar atentas às oportunidades de novos negócios e de inovações no negócio atual;
  • Praticar um atendimento surpreendente ao cliente;
  • Desenvolver redes de relacionamentos baseadas em confiança e reciprocidade;
  • Executar ações à partir de um planejamento e resultados esperados;
  • Praticar boa gestão, principalmente financeira, comercial e de processos;
  • Vender, vender e vender, com consciência sustentável.
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário