Publicidade

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Entenda uma coisa: ninguém é coitado, inclusive você

Nos últimos dias uma tonelada de gente chegou até mim com um papinho de coitado. “Ah! Mas isso é muito caro…”, “Poxa! Eu não tenho oportunidade né?”, “Oh! Mas você não consegue me dar uma força?”. Pessoal, vamos e convenhamos. Vamos parar com esse papinho de “por favor” pra cá, “pelo amor de Deus” pra lá, né? A pessoa ao invés de colocar a cara na rua e empreender, prospectando, vendendo, fechando negócios, entregando resultados e demonstrando o seu valor, prefere ficar escondida atrás de um monte de desculpas!? “É que semana passada foi o aniversário da minha filha…”, “É que sabe o que é, a maioria das pessoas não tem condições pra isso…”. Vamos parar com isso. Insistidor que é insistidor é um empreendedor que tem paixão no coração, foco e esforço concentrado, para cumprir os objetivos com os quais se determinou. É melhor assumir a responsabilidade daquilo que deixou de fazer do que colocar a culpa na família, nos amigos, na sociedade, no governo ou em Deus.
TUDO É DIFÍCIL? É MESMO?
O primeiro obstáculo que enfrentamos para conquistar os nossos objetivos está na nossa mente. Sem essa de que tem algumas decisões que são difíceis de se tornarem realidade. Difícil é querermos sair da nossa poltrona confortável, na frente da nossa nova televisão 40 polegadas, tela plana e ter que ir pra rua ficar embaixo do sol vendendo os nossos produtos e serviços. Se uma pessoa quer mesmo empreender, ela tem que dar o seu jeito para isso. Não tem dinheiro? Faça algo mais barato, venda antes de ter o produto pronto ou venda serviços. Se vira nos trinta amigo!
Conheço pessoas que encontraram aquilo que desejam fazer para o resto das suas vidas. Criaram um projeto bem bacana, com um nome formidável e com serviços ou produtos que realmente podem fazer a diferença na vida das outras pessoas. Porém, na hora de colocar o bloco na rua, começa aquela autosabotagem contínua. É telefone que não funcionou, urgência familiar que aconteceu, uma bomba que explodiu do outro lado do mundo, etc. Quando o camarada ainda não sabe o que fazer da vida, até admito que fique batendo com a cabeça na parede mesmo, porque é difícil se encontrar no meio de tantas distrações, mas quando ele já sabe o que tem que fazer e se apaixona por aquilo que criou… Me poupa né?
SIM, ESTOU DANDO UMA BRONCA!
Tenho que dar uma bronca, porque esses “coitados” precisam acordar! Precisam tornar-se líderes da sua própria vida. Precisam assumir a responsabilidade por tudo o que lhes está acontecendo. Não adianta ficar tentando compreender porque determinada situação está ocorrendo. É preciso que lidemos com ela do jeito que ela é e seguir em frente. Entenda uma coisa: ninguém é coitado, inclusive você. Se você nasceu com duas pernas, dois braços, um cérebro e todo o corpo funcionando normalmente, precisa ter vergonha de não estar fazendo nada pela sua vida e ficar reclamando dia e noite no sofá da sua casa, no trânsito e no trabalho. “Ah! Mas as coisas são complicadas Marcos”. Complicado nada! Você é que não quer começar a agir por causa do medo que sente de dar a sua cara a tapa para os seus clientes. O diretor da empresa onde você trabalha, do qual você reclama bastante, faz isso. Ele vai às reuniões com clientes e coloca a cara dele na frente, não a sua, que fica escondido atrás das baias esperando o que irá acontecer. Seu chefe vai à luta, mas você é incapaz de fazer isso, por mais que sinta um impulso empreendedor para fazê-lo.
O negócio é o seguinte. Se você fica resmungando para os quatro cantos do mundo da sua vida, é melhor “pedir pra sair”, no bom estilo do filme Tropa de Elite. Você é empreendedor porque sente o fogo do empreendedorismo comendo suas tripas diariamente e pedindo pra você se mover, mas o seu medo de encarar essa natureza o faz ficar preso onde está. Você, meu amigo ou minha amiga, está ocupando o cargo de outra pessoa que não tem o espírito empreendedor que você tem. Ela sim precisava desse salário e iria desempenhar muito melhor a tarefa que você está tentando executar com perfeição. Você só será perfeito, quando executar o que a sua natureza pede para executar. Enquanto isso, será como uma mosca que rodopia, rodopia, sem qualquer objetivo.
CINCO RAZÕES PARA VOCÊ INICIAR SEU NEGÓCIO HOJE
1. SEGURANÇA
Até duas gerações atrás a maioria das pessoas acreditava que ser dono do próprio negócio era muito arriscado e que conseguir um emprego em uma grande empresa era o que poderia acontecer de melhor. A realidade mudou e funcionários de grandes empresas viraram meros números. Se você pretende manter a sua empregabilidade, precisa ter o seu próprio negócio. À frente da sua própria empresa, a sua profissão muda quase no mesmo momento em que o mercado muda, enquanto dentro de uma grande empresa, as mudanças demoram a chegar até a sua cadeira e, quando chegam, já pode ser tarde demais para você se adaptar.
2. LIBERDADE
Você poderá escolher onde, quando e com quem trabalha. Além disso, terá a possibilidade de escolher qual caminho tomar para poder fazer mais dinheiro com uma melhor eficiência. Melhor de tudo, não precisará mais tomar decisões de separar o tempo da família do tempo do trabalho, pois organizando a sua agenda, poderá atender aos dois meios com tranquilidade e conforto.
3. FLEXIBILIDADE
Não importa se você mora em uma pequena ou grande cidade. Todos os empreendedores atualmente têm iguais oportunidades para empreender. Tecnologias como o e-mail, a conferência através de programas de voz, celular, entre outras, possibilitam uma mobilidade nunca antes vista pela sociedade. Um dos colaboradores da Noxion, minha empresa de internet, mora em Cachoerinha no Rio Grande do Sul, uma cidade de 118 mil habitantes. Isto é flexibilidade.
4. MAIS DINHEIRO
Quando você trabalha dentro de uma empresa, você está restrito a receber apenas aquela quantidade de dinheiro, pelo tempo que seus superiores acharem justo você receber aquilo. Porém, na rua, como empreendedor, você tem a possibilidade de adaptar o seu negócio com mais rapidez às necessidades do mercado e fazer mais dinheiro do que trabalhando dentro de uma empresa, para outras pessoas. Isto é fato. Pergunte a um pipoqueiro de rua, quanto ele ganha por mês. Você pode se assustar com o valor que o cara recebe trabalhando poucas horas.
5. TER UMA VIDA DE GRANDE IMPACTO
À frente do seu negócio, você pode criar uma vida de grande impacto para a sociedade. Você pode atender a mais clientes, com um negócio super criativo, único e literalmente servir mais e melhor às outras pessoas. Como empresário você define e percorre o seu próprio caminho.
Se após todo esse discurso e a apresentação dessas cinco razões você quiser continuar reclamando e não fazendo a sua parte, paciência. Eu e meus colegas estamos cá fazendo a nossa parte para você Tirar a Bunda da Cadeira e largar essas frases de coitado que anda falando por aqui. Assista ao comercial sobre o TBC, a poderosa ferramenta de resolução de problemas de todos os tipos. Empreenda!

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário