Publicidade

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Empreendedores melhoram com a idade

Você acredita que a energia e sabedoria que precisa para empreender está na flor da idade? Não é bem isso que pesquisas mostram

No mundo de hoje, ainda existe um grande preconceito com as pessoas mais velhas. Principalmente em entrevistas de emprego.
Muitas vezes os empregadores pensam que, se você não é jovem e tem fome, você está morto e não serve para jogar o jogo corporativo e fazer as coisas acontecerem no mundo dos negócios.
De acordo com o psicólogo de desenvolvimento Erik Erikson, à medida que envelhecemos, a aproximação da morte nos anima, nos tornando mais sérios com relação a estarmosvivos.
Sua teoria explica que cada ser humano saudável passa por 8 fases de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. A sétima etapa do desenvolvimento normalmente tem lugar entre as idades de 40 a 64 anos. Os indivíduos nesta fase de desenvolvimento estão extremamente motivados para gerar valor, não apenas para si, mas para os outros. O que importa é o legado para a posteridade, sua contribuição para as próximas gerações.
Há uma montanha de dados um tanto quanto anedóticos e empíricos para apoiar essa ideia de acelerar a criatividade em nossa média de idade.
Vamos pegar, por exemplo, Cheryl Kellond, uma das 40 mulheres que recentemente foram destaque no 40 Womem Over 40 to Watch. Kellond, com 43 anos fundou a Bia Sport, um relógio esportivo que registra tempo, frequência cardíaca, enviando seus dados para seu perfil online.
Com as fontes tradicionais de financiamento, Kellond ergueu a primeira rodada de capital, algo em torno de 408 mil dólares no Kickstarter.
Outro exemplo é Linda Avey, aos 46 anos começou a empresa 23 and Me, uma empresa que fornece aos seus clientes o acesso aos seus dados genéticos.
Linda Avey mostra que, no auge de seus 53 anos é possível continuar inovando.
Linda Avey mostra que, no auge de seus 53 anos é possível continuar inovando.
Aos 53 anos, Avey está em sua segunda startup, um aplicativo na interent que da às pessoas ferramentas para levantarem questões através da agregação de dados e compartilhamento.
As pesquisas sugerem que Kellond e Avey não são exceções. A idade média de um empreendedor de sucesso em setores de grande crescimento é 40 anos. Muitas vezes, empreendedores bem sucedidos têm o dobro da idade dos jovens empreendedores, de 25 anos.
A grande maioria dessas pessoas, 75%, têm mais de 6 anos de experiência no setor e metade têm mais de 10 anos quando começam a empreender.
Enquanto isso, dados da Kauffman Foundation indica que a maior taxa de empreendedorismo na America mudou para o grupo entre 55 e 64 anos, com pessoas de mais de 55 anos 2 vezes mais propensas a fundarem empresas bem sucedidas do que pessoas entre 20 e 34 anos.
As pessoas com mais de 40 anos também está mais propensa a realizar um trabalho que não importa apenas para si mesmo, mas também para as gerações futuras.
Por exemplo, Jacki Zehner, de 47 anos, a mulher mais jovem a se tornar sócia da Goldman Sachs está dedicando sua vida após os 40 anos na filantropia.
Jacki Zehner dedicou sua vida após os 40 anos à filantropia.
Jacki Zehner dedicou sua vida após os 40 anos à filantropia.
Carol Fox, de 69 anos dedicou seus anos dourados para o projeto China-US Philantropy, ensinando bilionários chineses como ampliarem seu círculo e cuidar mais do que apenas das suas famílias.
Vendo essas pessoas inspiradoras é fácil entender porque a pesquisa indica que as pessoas entre 55 e 65 anos têm mais potencial de inovação do que as de 25 anos.
As pessoas inovadoras geralmente ficam melhores com a idade.
Assim como as grandes empresas oferecem estabilidade econômica para a sociedade na forma de salários mais elevados, melhor assistência médica e aposentadoria, os trabalhadores oferecem lastro emocional e intelectual no local de trabalho, incluindo a perícia no quesito inovação.
O desejo de criar, de gerar uma vida que valha a pena impele as pessoas a inovar, mesmo quando isso é solitário e assustador. As empresas inteligentes vão aproveitar esses profissionais que estão famintos e prontos para usarem seu talento em prol do empreendedorismo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Entrepreneurs Get Better with Age”, da Harvard Business Review.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário