Publicidade

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como lidar com problemas de autoestima quando nossas ideias não dão tão certo

Quando qualquer empreendedor coloca o seu negócio na rua ele espera que aquilo que ele projetou dê certo. Não importa se ele não validou suas hipóteses ou se as validou de forma incorreta. Todo empreendedor tem mais esperança que ciência dentro de si e sem entrar no mérito sobre como colocar com eficiência uma ideia à venda, no artigo de hoje quero expor aquilo que eu faço (ou pelo menos tento fazer) quando não tenho todo o sucesso que esperava ao lançar uma ideia no mercado.

Assuma que o problema é seu e não dos outros

Quando nós sentimos raiva de nós e de nossas atitudes é muito comum que chamemos outras pessoas para a briga e entremos em um ciclo de crítica praticamente interminável. Quando percebo que estou assumindo uma postura como essa, de criticar as pessoas ao meu redor (mesmo que em pensamento) e começar a querer chamá-las para uma briga de alguma forma, eu simplesmente me afasto e digo para mim que “eu é que estou com problemas”. Se algo que você colocou à venda não está vendendo, as pessoas que estão à sua volta não tem culpa, você é o responsável por não ter criado ou aprendido as estratégias corretas para colocar o seu produto à venda. Assuma a sua responsabilidade, evite os conflitos e aguarde a “maré baixar”.

Busque ajuda

Converse com outras pessoas que já passaram pelo mesmo problema que você e se reergueram, uma consultoria personalizada ou até mesmo um curso. Existem tantos cursos excelentes atualmente que sempre que me vejo em apuros, com algum problema ou dúvida, busco da minha própria casa aprender aquilo que me falta. Este inclusive, foi um dos motivos que me motivou a criar os cursos Transforme seu Talento em Negócio e WordPress Faça Você Mesmo. Se você está enfrentando problemas na administração do seu negócio não existem motivos para você ficar parado com as facilidades de hoje em dia. Eu sei que às vezes parece que chegamos em um beco sem saída, mas se olharmos para os lados veremos portas e janelas por onde conseguiremos espapar. Confie.

Não desista de forma alguma

Muitas das vezes não são as ideias que dão errado, mas o empreendedor que não tem força para persistir na implementação da ideia. Eu sou empreendedor e sei que muitas vezes dá vontade de sumir, de abandonar tudo e sei lá, fazer uma outra coisa e viver uma vida “normal”, mas infelizmente todas as vezes que eu abandonei as minhas ideias, as vi implementadas tempos depois por outras pessoas. Sempre que eu fico nessa situação de jogar tudo para o alto eu penso assim “Cara, se o Fulano conseguiu, eu também posso conseguir, basta encontrar a ciência do que ele fez”. E ciência, só vem com a prática da experimentação.

Eleve a sua autoestima com uma inversão de pensamento

Ao invés de se sentir um fracassado por não ter conseguido fazer aquilo que você queria ter feito, pense que você é uma das poucas pessoas que conhece que estão indo na direção contrária da “manada”. E melhor: é uma das poucas pessoas que conhece que estão lutando contra si mesmas para atingir aqueles objetivos aos quais se determinou. Você pode até sentir inveja de alguém que todo dia faz a mesma coisa e todo mês recebe a mesma coisa indo sempre para o mesmo lugar, mas você está tentando fazer algo novo e que ninguém fez antes. Quando se sentir mal por estar falhando, pense que a humanidade só evoluiu porque pessoas como eu e você decidiram por pura maluquice ou talento fazer as coisas de outra maneira. Isso é fantástico! É fantástico mesmo! Do contrário, até hoje estaríamos caçando nossa própria comida e não saberíamos da existência das outras pessoas no mundo. Conforme-se: você é o cara e a mulher que estão mudando o mundo!
E como eu citei acima alguns cursos bacanas para fazer, segue um ótimo do Seitti Arata chamado A Classe Alta. Além de fazer o curso também sou um dos mestres por lá junto com Gustavo Cerbasi, Conrado Navarro e outros.

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário