Publicidade

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como combater as maiores desculpas para não empreender

Toda desculpa é uma desculpa. Não interessa se passamos a nomear nossas desculpas como justificativas. No final, toda desculpa é uma desculpa. Todos nós damos desculpas aos montes todos os dias, mas resolvi explanar hoje as maiores desculpas que os empreendedores dão para não empreender e como combatê-las. As desculpas são como o vício do mundo moderno, onde procuramos sempre fazer aquilo que não precisamos para ganhar dinheiro, para comprar coisas que não queremos e nos exibirmos para as pessoas que não gostamos. Quando você está cercado de procrastinadores e resolve empreender, vira-se contra o cardume o que te deixa sozinho durante um tempo até encontrar o mar de empreendedores, onde cada peixe é diferente, um de outro e cada qual está procurando o seu lugar no oceano.
“A vida não é para nos encontrarmos, é para nos criarmos.” ~ George Bernard Shaw
EU ESTOU MUITO VELHO
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que está muito velho com “Estou mais experiente”. Eu poderia ter acertado de primeira quando comecei a empreender com 14 anos fazendo serviços de digitação para faculdades, cursos e escolas, mas eu era muito novo e aquele tipo de trabalho não era onde estava o meu talento. Foi o passar dos anos e os erros que cometi que me construíram como sou hoje aos 32 anos. Bem, eu não penso que sou muito velho, mas vão ter aquelas pessoas de 50, 60 e talvez 70 anos que passarão por aqui e dirão que elas sim são velhas. Vou dizer uma coisa que para mim é muito certa: “Nunca é tarde demais para corrigir o curso.” Mesmo no leito de morte acho que temos oportunidade de resolver as coisas que deixamos mal resolvidas e se não podemos empreender, que possamos dar dicas da nossa experiente vida para aqueles que possam.
EU NÃO TENHO DINHEIRO SUFICIENTE
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que não tem dinheiro suficiente com “Como posso criar um negócio a partir desse dinheiro que tenho na mão?”. O que você precisa na realidade para empreender, é ter consciência de que precisa começar com um pequeno teste de mercado e ir ampliando-o, na medida em que vai ganhando dinheiro com o seu negócio. Você não precisa de dinheiro, precisa de oportunidade e as oportunidades são criadas por nós mesmos. Se começamos a pensar que vamos criar o nosso negócio com apenas R$100, ao invés de pensar que não podemos criar uma empresa porque só temos este dinheiro, com certeza passaremos a viver todos os dias procurando, nos quatro cantos do mundo, uma oportunidade para investir R$100 e receber R$150. Investir R$150 e receber R$225 e assim por diante.
EU NÃO ESTOU PRONTO
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que não está pronto com “Estou sempre pronto para cometer novos erros”. Errar é humano, insistir no erro é burrice. Sempre estamos prontos para aprender e empreender nada mais é, do que aprender a criar o seu próprio negócio e fazê-lo crescer o máximo que puder, enquanto exercitamos a nossa moral e o nosso caráter na frente da nossa própria empresa. Sempre estamos prontos. A natureza nos empurra para isso. Quando éramos bebês, no primeiro impulso que sentimos para engatinhar, engatinhamos. Caímos, mas engatinhávamos sempre tentando melhorar aqui e ali. Empreender é a mesma coisa. Eu lhe garanto. Você está pronto.
É MUITO ARRISCADO
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que criar uma empresa é muito arriscado com “Tudo na vida envolve riscos e só cresce quem assume esses riscos e aprende a lidar com eles.” Criar uma empresa não é mais arriscado do que trabalhar como empregado para outra empresa. Inclusive, ser empregado é até mais arriscado porque você só possui um cliente. Se você ganha R$1000 do seu empregador, tem um só cliente e se perdê-lo, perde 100% do faturamento da sua profissão. Se você ganha R$100 de cada um dos seus dez clientes, quando perde um ou dois deles, perde apenas 20% do seu faturamento e tem a chance de conseguir outros dois novos clientes, sem influenciar o seu negócio com os outros oito clientes que continuam lhe proporcionando receita. Empreender não é arriscado. Não assumir a responsabilidade pela sua própria natureza empreendedora é o que é.
EU NÃO TENHO TEMPO
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que não tem tempo com “Eu não sei gerenciar bem o meu tempo, mas irei aprender.” A questão não é que você não tem tempo, você não sabe gerenciá-lo com eficiência. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo todos os dias. É como se o planeta entregasse todos os dias 1440 minutos para cada um fazer o que bem entender com esse tempo. Nós é que decidimos se é importante ver televisão, se é importante mesmo ir aquele churrasco e se é importante trabalhar naquela empresa. Muita gente diz que são as condições que a vida nos “impõe” que faz com que nos percamos, mas é a falta de responsabilidade com a qual guiamos a nossa vida, que faz com que não nos achemos mais.
EU NÃO TENHO UMA IDEIA DE NEGÓCIO
Combata esta desculpa, dizendo no mesmo momento em que pensa que não tem tempo com “Se eu não souber o que fazer, servirei e, com este serviço, descobrirei o que fazer para o resto da minha vida.” Se você não sabe o que fazer da sua vida, então sirva, foi o título de um post que escrevemos há um tempo atrás aqui no blog. Todos os negócios se baseiam em só uma coisa: servir. Seja com produtos ou serviços, a empresa que servir melhor os seus clientes será aquela que ganhará das outras. O mesmo acontece para quem é pequeno. Existem bilhões de oportunidades na rua e basta você se colocar na posição de servidor para descobrir qual é o melhor serviço que você, e consequentemente a sua empresa, podem fazer para as outras pessoas.
CONCLUSÃO
Fixe as frases de combate a essas desculpas na parede do seu escritório. Se você que é empreendedor e trabalha dentro de uma empresa como empregado, tomar a decisão de sair fora e abrir o seu negócio, duas coisas importantes irão acontecer para a sociedade: você irá deixar uma vaga de emprego aberta para quem não é empreendedor ocupar e irá abrir uma empresa que irá gerar outras vagas de emprego. Toda a sociedade ganha quando cada um de nós resolve assumir a responsabilidade pela sua própria vida e deixar a sua natureza, através dos seus talentos, servir ao mundo. Pense no impacto que uma não-decisão sua pode estar causando na sociedade e viva somente para cumprir aquilo que só você pode fazer: servir a todos nós com os seus talentos. Mete bronca!

Site: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário