Publicidade

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Avaliação do potencial de venda de sua loja

Muitos negócios têm dificuldade em função de uma fraca análise de potencial de vendas. Posso citar diversas experiências onde no ponto de venda prospectado havia um grande número de clientes, porém a marca era pouco conhecida na região e o perfil do produto não condizia com o perfil dos consumidores na área. Isto implica que o faturamento da loja não seja suficiente para manter o negócio.
Então pode-se dizer que uma dos principais atividades de um negócio é identificar o potencial de venda. Ele será usado principalmente na decisão de abertura de um ponto de venda, mas também poderá ser usado no processo de expansão e planejamento do seu negócio.
Os principais fatores que influenciam o potencial de venda de uma loja são:
  • Localização geográfica (cidade, rua, shopping, etc)
  • Perfil do local a ser montado o PDV
  • Poder aquisitivo da população da região
  • Número de habitantes
  • Perfil da marca(s)
  • Conhecimento da marca(s)
  • Estratégia da marca(s)
  • Histórico de vendas da marca(s) na região
  • Perfil dos concorrentes (vendem a mesma marca(s) )
  • Perfil da marca(s) concorrente(s)
  • Histórico de vendas dos concorrentes
Existem empresas que desenvolvem este trabalho com ferramentas de análise, mas é de extrema importância a avaliação em loco da situação. Para isto várias visitas ao local em dias e horários diferentes irão ajudar. Aproveite e converse com pessoas locais e pesquise as informações colhidas.
Analisando estes fatores você terá condição de definir o potencial de venda de sua loja. Caso seja uma franquia estas informações servem para uma reunião com a empresa detentora da marca(s) e avaliar seu projeto de abertura de ponto de venda. Normalmente estas empresas têm sua estratégia baseada em alguns números e sistema de avaliação de potencial. Com sua avaliação prévia irá facilitar as conversas iniciais e encontrar a estratégia adequada.

Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário