Publicidade

sábado, 27 de julho de 2013

Qual a receita para criar um viral?

Existe algo que possa ser feito para garantir que um conteúdo, por melhor que seja, se transforme em um viral?

Transformar um conteúdo em viral é algo que consegue fazer qualquer marketeiro respeitável da social media rir a toa.
Independente do seu tamanho, quando você cria um conteúdo viral na internet, você atingiu o estado da arte. Mas a grande verdade é que infelizmente você não pode simplesmente transformar nada em viral.
Para quem esteve em um outro planeta nos últimos tempos, viralizar refere-se ao fato do conteúdo que você produz – seja um vídeo, um blog, um artigo, um tweet ou imagem – tocar tanto o seu público que eles sintam a necessidade de compartilhar aquilo com seus contatos, que por sua vez, compartilham com os seus contatos, e assim criamos um efeito em cadeia.
Com isso, o conteúdo torna-se extretamente popular em muito pouco tempo. Viralizar é o objetivo final de qualquer campanha de mídia social. É algo bem parecido aos “15 minutos de fama”, só que na internet.
Uma boa receita para um viral é pegar onda em outros virais
Uma boa receita para um viral é pegar onda em outros virais.

O que torna um conteúdo viral?

Enquanto muitos gurus de social media vão afirmar que a receita para viralizar alguma coisa é fácil, quando lidamos com pessoas – e o que as influenciam, a sua resposta emocional e a preferência pessoal – o resultado é muitas vezes improvável.
Não fique triste. Mas existe uma grande probabilidade de que a maioria do conteúdo que você produz não viralizar nunca. Para criar uma estratégia de marketing eficaz, é preciso muito trabalho, dedicação e uma visão do que você está criando.
Também é importante tomar tempo e esforço para construir a sua audiência online, uma vez que será esse público que vai determinar a viralização do seu conteúdo, já que são os primeiros a serem atingidos pelo que você produz.

Aumentando as suas chances de fazer o seu conteúdo viralizar

Mesmo não existindo uma receita para o conteúdo viralizar, algumas dicas podem ajudar a fazer com que um conteúdo tenha mais chances de dar certo e viralizar.
  • Keep it simple. Algumas pessoas não gostam de pensar em coisas difíceis.
  • Seja relevante. Descubra o que as pessoas estão falando e o que elas estão interessadas.
  • Seja diferente. Pense fora da caixa e crie conteúdos surpreeendentes.
  • Não venda. As pessoas não gostam de conteúdos que vendem algo, ou que falem especificamente sobre algum produto.
  • Seja compreensível. Seu conteúdo precisa ser compreensível. Faça as pessoas compreenderem e que sejam tocadas por aquilo que você fez.
  • Faça uma to-do list. As pessoas adoram listas do que fazer, ou deixar de fazer.
  • Crie um bordão. As pessoas adoram lançar bordões e passá-los para a frente.
  • Crie coisas fáceis de serem compartilhadas. Permita que as suas coisas sejam partilhadas, incorporadas e garanta que tudo que você faz tenha os botões de compartilhamento para as pessoas partilharem o que você faz.
  • Use um gato. As pessoas adoram. Simples assim.
Mas não se esqueça. Mesmo com todos os seus esforços, você pode não conseguir viralizar o seu conteúdo. Você pode criar o melhor e mais atraente conteúdo com o desejo de que o seu público o adore assim como você o adora, mas você não pode garantir que isso aconteça.
Por isso, dê o melhor de si, crie o seu conteúdo da melhor maneira para a sua empresa e para a comunidade em torno dela, mas aceite o fato de que, no final do dia é o seu público que vai viralizar – ou não – o que você produz.
Tudo que você precisa saber sobre a produção de um viral
Tudo que você precisa saber sobre a produção de um viral.
 
Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário