Publicidade

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Qual o seu tipo de liderança? Confira oito perfis comuns no mercado de trabalho

O mercado de trabalho atual tem a figura do líder como peça fundamental na gestão estratégica de uma empresa, que direciona ações coletivas e individuais nas equipes. No entanto, é preciso saber o que caracteriza uma liderança antes de confiar em alguém para criar um ambiente de motivação e influenciar os membros da equipe a agir em direção a alcançar os objetivos.
Segundo Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting  e consultor em Gestão de Projetos, as principais características a serem destacadas em um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, capaz de perceber oportunidades e estrategista.  “Porém, não é só isso, a liderança dentro de uma organização deve ser sempre compartilhada, entre colaboradores e gestores, sendo fundamentais constantes técnicas de coaching e também viabilizando processos de mentoring para alinhamentos das propostas e qualificação dos demais colaboradores”, diz.
O especialista aponta que há vários tipos de liderança, todos com seus lados positivos e negativos. Confira os principais e descubra o mais parecido com o seu perfil:
- Afetivo: é o chefe que dá apoio, protege e defende o colaborador. Ele busca aliar a responsabilidade da liderança com o bem estar.
- Autoritário: este é bem conhecido, é o que impõe suas decisões, opiniões e geralmente tem visão unilateral.
- Coaching: busca estimular os liderados a se desenvolverem e buscarem situações de aprendizagem no cotidiano do trabalho.
- Diretivo: ao demandar, diz apenas o que é para fazer e o resultado esperado, mobiliza as pessoas em uma direção comum dando clareza quanto ao que é esperado. Pressupõe monitoramento do processo.
- Laissez-Faire: ausência da atuação gerencial. É o chefe que gera um sentimento de abandono nas equipes, e não é considerado um estilo de liderança.
- Modelador: ele demanda e diz o que é para fazer e como é para fazer, informando constantemente o que está certo e o que está errado, é ideal para liderados de baixa maturidade.
- Participativo: não determina o que é e como devem ser feitas as coisas, e sim estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisões, buscando o consenso.
- Visionário: pensa em como fazer as demandas de maneira mais rápida, barata e qualificada. Compartilha dimensões futuras do negócio de forma atraente e factível.
“Um alerta a ser feito é que muitas vezes a liderança tem reflexo negativo para empresa. Nestes casos, uma saída é apontar quem tem esta característica e não está sendo positivo e posteriormente trabalhar pontos de melhorias, mas nunca se deve julgar. O segredo é focar e trabalhar os pontos positivos”, completa Barbosa.

Pense Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário