Publicidade

sábado, 6 de julho de 2013

Jovem dá oito dicas para ter um sucesso bilionário


Ele tem 30 anos, usa cabelo espetado, viajou para dez países no último ano e na maior parte do tempo dormiu na casa de estranhos. Para Brian Chesky, criador do site Airbnb, que segundo o jornal Financial Times tem valor de mercado de US$ 1,3 bilhão, o turismo faz parte do trabalho.

Criador de uma plataforma online que propõe o compartilhamento de espaços, na qual os usuários podem alugar casas, quartos, sofás, ele faz parte do seleto grupo que inclui também Mark Zuckerberg, criador do Facebook: dos jovens empreendedores de sucesso.

Em passagem pelo Brasil para a inauguração do primeiro escritório da empresa no País e na América Latina, Chesky deu algumas dicas de como transformar uma ideia em algo super vantajoso e em curto prazo de tempo. Morador de São Francisco, ele pensou no conceito da empresa em outubro de 2007, quando precisou de dinheiro e resolveu, junto ao amigo e co-fundador do site Joe Gebbia, alugar o próprio apartamento.

O "boca a boca" foi tão grande que em 2010 ele resolveu testar a própria ideia, dessa vez como hóspede, e ficou durante dez meses morando em casas de desconhecidos, vivendo três ou quatro dias em cada lugar.

Quatro anos depois, 5 milhões de pessoas já fizeram reservas pelo site e há cerca de 100 mil imóveis cadastrados. Em 2011, só os viajantes brasileiros reservaram 52 mil vagas na plataforma enquanto anfitriões do País ganharam R$ 2,5 milhões.
Confira aqui dicas de quem construiu uma empresa bilionária em quatro anos:

Pense em coisas simples

Não gaste seu tempo com ideias miraculosas ou muito trabalhosas. Vasculhe o seu cotidiano e pense em algo que você queria ter - e não tem - e pense no motivo disso. As boas ideias geralmente saem de fatos simples, cotidianos. "Quando criamos o site, as pessoas perguntavam como ninguém ainda não tinha pensado nisso. A ideia é simples, ajuda muita gente, só faltava colocar em prática", diz.

Procure o melhor sócio

Trabalhe com quem você admira e que tem muito para te oferecer. Grandes parcerias levam a grandes resultados. "Procure uma pessoa que você considera melhor que você e que te ajude para ser seu sócio. Isso é fundamental."

Procure pessoas com os mesmos valores

Um profissional excelente pode ter se candidatado para a sua empresa, mas certifique-se de que ele tem a cultura da empresa, que ele entende - e concorda - com as filosofias e valores que você quer passar. "Só contrato um profissional que entende os valores da companhia", diz.

Contrate sempre alguém melhor

Independente do motivo que levou um profissional a sair da sua empresa, o próximo deve ser ainda melhor que ele. Dessa maneira, a empresa estará sempre com funcionários empenhados e bem qualificados. Segundo Chesky, é importante trazer pessoas com mais experiência, que possam agregar valor para o produto ou serviço oferecido.

Aprenda com seus erros

Segundo o fundador da Airbnb, é preciso sempre reavaliar os atos e ver o que fez certo e o que fez de errado. Humildade nos negócios é fundamental. "Temos que sempre perguntar o que estamos fazendo e repensar ações. Já cometemos alguns erros e poderíamos ter mais dinheiro, mas aprendemos com ele", diz.

Crie um bom ambiente de trabalho

Para Chesky, é importante deixar o funcionário motivado sempre, não é preciso impor regras, se você contratou uma pessoa qualificada, ela saberá o que fazer. "Não ensine como ele deve fazer o trabalho, mas explique porque ele deve fazer", comenta.

Valorize o que é local

Crie um empreendimento que seja sustentável e que valorize a comunidade local, que gere empregos na região. "Essa é uma tendência atualmente, fazer um empreendimento em escala global, que pense no produtor local", diz. Segundo ele, o seu site, que está disponível em cerca de 19 mil cidades do mundo e em 192 países, traz lucros para o restaurante, a farmácia, e o mercado local, já que o visitante vai aproveitar para conhecer a região em que estará hospedado.

Comece o quanto antes

Teve uma ideia interessante? Não pense demais, coloque o conceito em prática. "Antes que outra pessoa tenha a mesma ideia que você e saia na frente", pontua.

Com informações do Terra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário