Publicidade

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fui demitido. O que fazer?

As demissões afetam igualmente dois tipos de profissionais: aqueles que vivem reclamando do trabalho e da empresa e aqueles que nem no seu pior pesadelo imaginariam tal situação. Se para o primeiro a situação é desconfortável, pois a partir do próximo dia ele não terá do que reclamar, para o segundo é muito mais desafiadora, pois acaba se sentindo um objeto descartável.

Na maioria das vezes o funcionário se sente humilhado e impotente,  a fatídica frase “a empresa tomou uma decisão e a partir de hoje não será mais necessário os seus serviços”, tem o poder de abalar totalmente as competências e habilidades deste profissional. Eu sei, é impossível não ficar chateado, mas você precisa seguir em frente. Como em tudo nas nossas vidas, a rápida reação será a chave do sucesso na recolocação. Eu vou listar algumas ações que acredito ser importante e que farão a diferença para o seu estado de espírito e para passar por esta fase de uma maneira mais tranquila.

O dia seguinte
De nada vai adiantar você acordar, ligar a TV (ainda na cama) e ficar lamentando o que aconteceu, ou o motivo pelo qual aconteceu. Não mude a sua rotina, acorde no mesmo horário, levante, tome banho, tire o pijama. Ah, mas eu vou fazer o quê? Você vai sair de casa e alugar uma estação de trabalho dentro de um espaço de Coworking. (Se você não sabe o que é nem para que serve o coworking, "dá um google aí").  Eu particularmente recomendo a 2Work, local bem localizado no centro de SP, procure pelo Daniel Mourão, ele vai recebê-lo muito bem. E o que você vai fazer lá? Aqui algumas coisas que eu acredito que será bom você fazer:

  1. Conhecer pessoas;
  2. Atualizar o seu currículo [conteúdo e formato];
  3. Pesquisar vagas [quais as competências e habilidades que o mercado procura];
  4. Atualizar o Linkedin
  5. Avisar aos amigos e toda a sua rede que está disponível no mercado [Se você manteve contato com antigos amigos, esta ação será fácil, agora para aqueles que deixaram os contatos de lado, a tarefa será mais árdua]
  6. Pesquisar empresas de recrutamento, vagas na internet;
  7. Conhecer pessoas. [Não errei não. Quanto mais pessoas conhecer melhor].
Desenvolvimento de competência e habilidades
Acredito que este deva ser um momento de reflexão sobre vida e carreira, eu indico fortemente que você assista a palestra Vida e Carreira - Mario Sergio Cortella. Também é preciso fazer uma avaliação da sua carreira,das suas competências e habilidades, dos seus pontos fortes e pontos fracos. Para isto uma ferramenta muito boa é a Análise SWOT (de novo dá um google aí), que vai permitir de um modo muito prático você se fortalecer para os processos de seleção que virão por aí. Caso precise de apoio, você pode contratar os serviços de um coach, este profissional pode contribuir com desenvolvimento de habilidades, aumentar autoconfiança e autoconhecimento. Também é possível definir uma missão pessoal, a busca de um propósito, que serão fatores importantes na busca de uma nova colocação.

Networking
Você conheceu novas pessoas (no âmbito profissional) no último ano? Estas pessoas podem contribuir para a sua recolocação no mercado? Podem efetivamente te indicar para alguma posição? Se você respondeu não para pelo menos 1 pergunta acima, devo te dizer que precisa aprender a ter um melhor networking. Hoje em dia o networking abre portas, empresas buscam nas suas redes, indicação de profissionais. Então mude a maneira como trata isto ok?
Apresentação do currículo
Para você chamar a atenção de um recrutador, precisa falar sobre as suas realizações na sua vida profissional. Não descreva as responsabilidades do seu cargo (pois isto todo recrutador sabe), deixe claro as conquistas, formato da equipe, a quem você se reportava, com o que contribuiu efetivamente nas empresas em que passou.Abaixo eu deixo um modelo de currículo bem fácil de ser montado e que agrada a todos.

O que tem de diferente por aí

Alguns sites estão inovando na divulgação de vagas. No site 99Jobs você responde um questionário, e eles indicam as vagas que você mais vai amar. O site JobCoach permite à você descobrir seus pontos fortes. Eu acho legalzinho, para uma visão inicial, mas análises mais profundas precisam ser feitas em conjunto com alguém capacitado. Se você é melhor ao falar do que escrever, então o site Video Jobs é indicado para você. Nele, você cria um vídeo de apresentação da sua trajetória profissional. Agora, o que eu gosto mesmo é o Linkedin. Se você montar direitinho sua trajetória profissional, ele vai ficar em um formato muito bom e fácil de ser visualizado. Também tem a possibilidade de exportar os dados.

A empresa te escolhe. Então saiba escolher a empresa certa

Uma coisa que eu quero que você entenda é que: da mesma maneira que a empresa te escolhe, você tem que escolher a empresa. Para isto você tem que pesquisar sobre ela e ter também sua lista de perguntas à fazer ao recrutador. Abaixo um pequeno roteiro que pode ser adaptado livremente por você:
  • Pergunte sobre a estrutura organizacional da empresa?
  • Se você tiver sendo entrevistado para uma vaga de gestão, questione sobre a equipe atual, personalidades e também como será a real aceitação de um novo gestor.
  • Pergunte sobre problemas que a empresa enfrentou no mercado de atuação.
  • Analise a cultura da empresa, veja como as pessoas se comportam na recepção, nos locais por onde passar.
  • Pergunte quais serão as etapas do processo e por quantas pessoas você será entrevistado.



 Para finalizar, tenha confiança e atitude! É disto que as empresas precisam.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário