Publicidade

domingo, 28 de julho de 2013

Entrevista: Flávio Peralta sobre motivação para empreender em meio as maiores dificuldades

Flávio era eletricista e, durante a rotina do trabalho foi trocar um transformador numa chácara aonde existia uma plantação de cogumelos. No inverno de 1997, levou um choque de 13.800V, quando fazia ajustes em um poste de alta tensão. Para não perder a vida, o eletricista teve os braços amputados.
Hoje ele possui o site Amputados Vencedores em que ajuda pessoas com deficiências a reconstruir suas vidas, elevando a auto-estima. Na seção atletas amputados, o criador do site, por exemplo, relaciona fotos de modalidades diferentes mostrando dicas, leis , fotos, vídeos, etc. que as pessoas com deficiência podem vencer em suas carreiras profissionais.
Flávio também percorre o Brasil dando palestras sobre Segurança no Trabalho em Sipat, Cipa, Superação e Motivação. Ele já teve o prazer de palestrar para Petrobras, Aker solutions, Furnas, Copel e já deu 194 palestras em três anos.
Flávio Peralta
Flávio Peralta
1. Como você tomou sua decisão de “sair do lugar” e começou seu empreendimento, o Amputados Vencedores?
Depois de ler vários livros sobre sonhos e ideias eu acho que posso te responder essa pergunta da seguinte forma: depois de 4 anos assistindo televisão (novelas e filmes) eu entrei em crise.
Sabe aquela crise que mexe com você e faz você pensar sobre a vida? Eu estava casado há poucos meses e comecei a sentir-me só e com vontade de mudar a vida. Minha esposa saía para trabalhar (trabalhava em três empregos) e eu ficava muito sozinho em casa. Antes morava com a família de minha irmã e a casa estava sempre cheia de gente. Como éramos muito unidos eu também estava sempre na rua com ela. Mas, depois do casamento tudo mudou.
A solidão em casa começou a mexer comigo. Por outro lado eu conheci um mundo que desconhecia: o mundo do computador. Minha esposa tinha um computador e sabia usar a internet. Ela me ensinou, pois nunca tinha usado um na vida, e eu fui ficando empolgado com isso. Logo, a crise nos deu uma ideia fantástica: anunciar num classificado a busca por um professor de informática que pudesse me dar aulas em casa. Foi o que aconteceu.
Uma vez por semana ele me ensinava o mundo da internet e surgiu então a ideia da criação do site. Quando eu contei a ele tudo que passei com a decepção da minha prótese e meu processo de recuperação ele ficou muito empolgado. Após algumas aulas nasceu o site Amputados Vencedores.
2. Você ajuda pessoas de todo o Brasil a lidar melhor com suas deficiências. Qual foi o caso mais marcante de alguém que você ajudou pelo site ou pelas suas palestras?
Depoimento:
Realmente a internet é uma “janela” para o mundo e navegando por ela tive a grata surpresa de conhecer um excelente site, o Amputados Vencedores pessoas segurança no trabalho, entre outros temas. especialmente a pessoa amputada.Enfim uma excelente site que vale a pena conhecer, idealizado e criado por um dos mais solicitados palestrantes nacionais ligados a área de segurança Trabalho Flávio Peralta Sipat/cipa, Motivação e Superação. Ricardo Dorés
ricardo@salesresults.com.br
3. Muitos empreendedores começam uma empresa apenas pelo dinheiro. Você acredita que caso o foco da empresa seja fazer melhor a vida das pessoas, o dinheiro será uma consequência?
Veja, eu não iniciei o site pensando em dinheiro. Aliás em 2001 esse mundo estava se descortinando. Realmente acredito que quando você faz o bem a várias pessoas com certeza vai acabar tendo retorno financeiro com isso. Meu retorno em dinheiro é muito pouco. Minha maior alegria é realmente ouvir palavras de agradecimentos e de vitórias. É para isso que fiquei vivo.
4. O que diferencia as pessoas que são abatidas por situações como a sua e as que conseguem superar as dificuldades e tornarem-se vencedoras?A história de vida vai contar muito. Isso significa a personalidade mais o ambiente em que a pessoa viveu.
No meu caso, desde criança eu era para cima. Sempre ajudei meu pai e todos contavam comigo. Sempre fui mão de obra e estava sempre disposto a ajudar meus familiares.
Quando somos abatidos por um acidente a primeira coisa que temos que fazer é aceitar nossa condição e a segunda é não desistir. A terceira é encontrar pessoas que possam nos dar apoio. Aquelas que passaram a mesma situação que a gente. Por isso acredito muito em sites e nos blogueiros que nós apóiam sempre, faz muita diferença.
No meu caso tive um grande decepção em não colocar a prótese do braço direito que não tenho cotovelo, fica muito mais difícil. Hoje está guardada em cima do guarda roupa e custa uns $130.000,00. Isso me incentivou mais ainda em montar site e ajudar as pessoas.
Depois de passar por várias cirurgias no braço esquerdo fui encaminhado para Sergio Kamia em Sorocaba-SP, onde consegui realizar o grande sonho de colocar uma mão mioelétrica que mexe os  dedos e me ajuda no dia-a-dia, a digitar, mexer no mouse, tomar água, escovar dentes e outra coisas mais.
5. Quais as principais dicas que você dá para quem está passando por uma situação muito difícil conseguir dar a volta por cima?
Procure sempre exemplos à sua volta.
Desde a antiguidade um dos métodos usados para ensinar era através de exemplos. Aprendemos com alguém que está numa situação pior ou melhor que a gente. Isso nos alimenta a continuar vivendo e a seguir em frente.
Em compensação, aquele que se isola em casa e não compartilha sua vida com outras pessoas vai ficando abatida e em depressão. Aí é muito difícil superar a dor.
Um livro que me ajudou logo após acidente foi Feliz Ano Velho do Marcelo Rubens Paiva. Hoje temos muitos outros que já li, tem Lars Grael que admiro demais e apoia sempre o Amputados Vencedores. Um dia terei prazer de conhecê-lo pessoalmente.
Para entrar em contato com Flávio, é só mandar um e-mail para flavio@amputadosvencedores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário