Publicidade

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Entrevista: Como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço

Muitas pessoas sofrem com os pedidos de clientes que querem seu serviço, mas não estão dispostas a pagar por isso, como se o prestador do serviço não tivesse contas a pagar.
Se você também está nesse barco, tenho uma ótima notícia: surgiu um paladino para nos salvar!
Dono de uma ironia e sagacidade de dar inveja, Di Vasca é um ilustrador que decidiu publicar e-mails trocados com pessoas que querem que ele trabalhe de graça. Confira entrevista:
 
No seu blog, vemos que você recebe muitos e-mails de pessoas que querem serviços de graça, prometendo visibilidade. No seu início de carreira, você chegou a fazer trabalhos de graça ou sempre fez questão de cobrar pela sua hora?
Fiz sim. Já fui inexperiente no começo de carreira e realmente acreditei nessas conversas.
Acreditei no nome fantástico e na projeção do meu trabalho na realização de um super portfólio, mas depois vi que isso era uma mentira e meu trabalho só começou a crescer efetivamente quando eu mesmo comecei a me respeitar e passei a cobrar por ele.
Já aconteceu de alguém te pedir um trabalho de graça e depois acabar pagando ou uma vez “sem noção”, sempre “sem noção”?
Já aconteceu de alguém entrar em contato comigo e depois entender com minhas respostas que eu não entraria no “papo-furado”, reconhecer, pedir desculpas e acabamos fechando um trabalho. Mas tendo a acreditar que uma vez “sem noção”, sempre “sem noção”.
Considerando que você não faz fotossíntese, imagino que você tenha renda vinda de clientes que valorizam o seu trabalho. Como você faz para conseguir esses clientes que estão dispostos a pagar pelo serviço?
Minha renda maior é proveniente da empresa na qual sou escravo e garanto que os clientes dispostos a pagar pelo serviço não eram muitos.
Mas quem disse que eu não faço fotossíntese? Pra sobreviver de Arte no Brasil é necessário que se tenha cloroplastos.
Você tem medo do estilo irônico do seu blog afastar clientes em potencial ou ele é justamente uma estratégia para filtrar melhor os contatos que chegam?
Não tenho medo de forma alguma, mas te digo que é certeza de que filtrou.
Quem conhece e entende o blog, percebe que minha postura é simples: eu não respeito quem não me respeita. Eu não ajo profissionalmente apenas com quem não me trata como tal. Eu negocio sim, eu faço descontos sim, tudo o que um profissional faz no seu dia a dia, mas unicamente com quem mantém o nível profissional do processo.
Qual sua dica para quem está começando a prestar serviços e ainda não se sente seguro para cobrar pelo seu trabalho?
Eu digo que pode sentir-se seguro. Se você não valorizar o próprio trabalho ninguém mais valorizará por você.
As pessoas não pensam duas vezes antes de passar a perna na gente. Se virem uma situação que podem tirar vantagem, vão tirar até o último segundo.
Cobrar pelo seu trabalho não é um crime, muito menos um mérito de quem já trabalhou muito tempo de graça. O ilustrador tem que entender que você não precisa ficar trabalhando gratuitamente para picaretas até atingir um “nível” profissional de experência e talento que te permite finalmente receber um troféu escrito “agora posso cobrar”.
Não! É um trabalho.
É um trabalho que exige um talento, um potencial, e muito empenho da parte da pessoa e ela tem que ser valorizada sim! E muito! Evidentemente, justamente remunerado.
Quero mostrar que não existe esse negócio de “vai te dar nome” ou “O pessoal da editora X ou do grande jornal Y vai ver o seu trabalho e podem te chamar pra uns frilas”.
Isso simplesmente NÃO EXISTE e precisa urgentemente ser falado pra ninguém mais cair nessa conversa.
 
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário