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sexta-feira, 19 de julho de 2013

Empreendedores que dão certo criam produtos para satisfazer os próprios desejos

Um interessante estudo recentemente publicado pela Kauffman Foundation nos EUA mostra um dado intrigante e que contradiz o que até então era tido como regra de ouro: os empreendedores devem criar produtos que atendam a um nicho de mercado e não aos seus próprios anseios. Mas o estudo mostra algo bem diferente…
Os empreendedores usuários dos seus próprios produtos contemplam um grupo bastante significativo nos EUA, principalmente quando o negócio criado é inovador. Aqueles que criaram empresas que têm pelo menos 5 anos de vida, desenvolvendo produtos ou serviços inovadores para atender uma demanda pessoal, representam 46% dos empreendedores inovadores bem-sucedidos. Nos EUA, essas empresas definidas como inovadoras no estudo representam cerca de 10,7% do total de empresas criadas.
Empreendedores de empresas mais tradicionais talvez não consigam tanto êxito quando criam algo voltado para si, mas quando a inovação é parte chave do negócio o mercado nem sempre está preparado para usar seus produtos e serviços e cabe ao empreendedor mostrar que sua criação tem valor. A partir daí, seu negócio pode criar novos nichos de mercado e se diferenciar ganhando clientes que nem sequer pensavam que precisam de tais produtos/serviços.
O que você acha? Vale a pena focar na inovação começando a solucionar problemas pessoais e criar uma empresa, ou partir para uma análise de mercado detalhada e identificar o que as pessoas querem para então criar o seu negócio?
 
Fonte: José Dornelas

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