Publicidade

segunda-feira, 29 de julho de 2013

As 12 melhores perguntas para entrevistas de emprego

Veja algumas perguntas que podem ajudar à sua empresa a encontrar o melhor talento entre os candidatos

É muito importante formar uma equipe de pessoas com habilidades complementares. No entanto, certamente, todos nós já nos deparamos com pessoas talentosas formando equipes que são um verdadeiro fiasco.
Embora a especialização e a educação formal seja importante, o ajuste cultural pode ser tão – senão mais – importante que tudo isso.
É justamente a maneira obcecada que levamos a nossa empresa que vai criar o seu código de cultura – e a maneira como se deve pensar na seleção de novos talentos.
Você precisa se concentrar muito mais do que apenas as habilidades e qualificações de seus candidatos.
É preciso fazer perguntas para sondar se as pessoas se encaixam dentro da sua empresa. Será que o estilo de trabalho e personalidade complementam a sua equipe?
Faça o seu dever de casa antes da entrevista e você terá uma fórmula para saber se o candidato tem a mistura certa de habilidades e experiências para ser capaz de realizar o trabalho.
Então, definitivamente mergulhe mais fundo em explorar o talento e a experiência, aliando a isso as perguntas certas para determinar que o candidato pode fazer o trabalho.
Tenha em mente que as respostas dos candidatos são importantes, mas a conversa que se segue durante a entrevista pode revelar muito.
Entenda as perguntas certas e que ajudarão a encontrar o candidato ideal em uma entrevista de emprego.
Entenda as perguntas certas e que ajudarão a encontrar o candidato ideal em uma entrevista de emprego.

#1. Quais são as suas preocupações sobre nossa empresa?

Você acha essa pergunta estranha?
Nenhuma empresa é perfeita para ninguém – nem para os seus fundadores. Cada empresa e cada trabalho tem seus desafios e potenciais desvantagens.
Os candidatos que você pretende contratar não acreditam que a sua empresa é perfeita, eles fizeram pesquisas suficientes para saber que, enquanto o trabalho não é perfeito e a empresa não é perfeita é na sua empresa que eles querem trabalhar porque eles podem prosperar, fazer a diferença, desenvolver-se e aprender a crescer.
E como resultado eles estão dispostos a compartilhar honestamente suas preocupações – porque eles confiam em você como uma empresa que valoriza a sinceridade, honestidade e transparência.

#2. Qual a decisão mais difícil que você tomou nos últimos tempos?

Todo mundo toma decisões difíceis.
Bons candidatos tomaram a decisão com base em análise e raciocínio. Os melhores candidatos fizeram decisões baseadas em dados e em considerações interpessoais.
Cada decisão é importante ou significativa, não importa o quão inteligente ela pareça no papel, acaba tendo um efeito sobre o que deve ser realizado pelas pessoas.
A empresa, em seu núcleo é composta por pessoas. Os melhores funcionários pesam ambos os lados de uma questão, considerando os aspectos de negócios bem como o impacto humano.

#3. Conte-me sobre os desafios que você já passou quando sobrecarregado de trabalho

Somos todos obrigados a, pelo menos ocasionalmente mergulhar no trabalho duro.
A maioria das pessoas pode estafar por conta do seu trabalho duro.
Os candidatos que você quer contratar podem assumir tarefas chatas ou desgastantes, encontrar o significado nessa tarefa e transformá-la em algo que gostam de fazer.
Os melhores funcionários são auto-dirigidos e, no processo, executam suas tarefas em um nível muito mais elevado. E ganham um sentido de realização.
A sobrecarga de trabalho é um desafio de todo trabalhador.
A sobrecarga de trabalho é um desafio de todo trabalhador.

#4. O que você estava fazendo quando olhou no relógio e viu que tinha perdido a noção do tempo?

Fazemos o nosso trabalho quando uma tarefa não parece trabalho, mas sim algo prazeroso.
Não existe um candidato excepcional que não tenha sentido alguma vez como se o tempo não importasse.
Você pode chamar isso “zona” ou “fluxo” do trabalho e todas as grandes pessoas já experimentaram isso.
Esta capacidade de mergulhar apaixonadamente em um projeto é muito importante para as empresas de alto crescimento. Este momento de grande criatividade é geralmente quando as melhores ideias surgem.
Explore o que os candidatos sentem que foram feitos para fazer. A falta de experiência é menos importante quando um candidato tem força de vontade.
E se alguém não está apaixonado o suficiente para fazer alguma coisa (relacionada ou não ao trabalho), você precisa se preocupar em saber se há algo em que ele está apaixonado.
Podemos ensinar todas as habilidades, mas não podemos ensinar o amor.

#5. Descreva um momento em que você sabia que estava certo mas teve que se sujeitar às normas

Surpreendentemente esta questão pode ser uma ótima maneira  de avaliar a capacidade do candidato para liderar e seguir.
Candidatos fracos encontram uma maneira de contornar as regras porque sabem que estavam certos.
Ou então até mesmo cedem às ordens, mas permitem que a tarefa falhe porque não acreditavam no que estavam fazendo.
Os bons candidatos fizeram o que precisava ser feito, especialmente se o tempo era essencial, e mais tarde encontrou o momento certo para levantar a questão e mudar o status quo.
Os melhores candidatos fizeram o que precisava ser feito, se motivaram e ajudaram os outros a se motivarem também.
Em um ambiente de trabalho em equipe, uma pessoa que é capaz de dizer: “eu não tenho certeza se o que estamos fazendo faz sentido, mas precisamos fazer da melhor maneira possível”.
Esse tipo de pessoa são as inigualáveis.
Em um ambiente de liderança, bons líderes são capazes de debater e discutir à portas fechadas e, em seguida, apoiar plenamente a decisão em público, mesmo se eles não concordem com as decisões.
Nenhum funcionário concorda com cada decisão, cada processo, cada “melhor prática”… o que importa é a forma com que eles reagem à execução quando não concordam.

#6. Que livro que você acha que toda a empresa deveria ler?

Esta é uma pergunta ótima. Principalmente para quem adora livros e está sempre à procura de novas ideias – mas por outro lado, porque a maioria das grandes pessoas sempre tiveram um livro que servia de guia.
Se a pessoa não conseguir pensar em um único livro a recomendar para os outros, isso é um sinal de alerta.
Se isso acontecer: ou as pessoas não gostam de ler, ou possivelmente acreditam que o que eles precisam aprender não está nos livros. Ambos os casos são preocupantes.
A curiosidade é um indicador maravilhoso de intelectualidade porque as pessoas curiosas estão dispostas a admitir que não sabem e estão dispostas a  trabalhar para aprender o que não sabem.
Pessoas curiosas também tendem a não ser cínicas.
Toda empresa precisa de funcionários que podem colocar seus egos de lado e fazer perguntas. Toda empresa precisa de funcionários que estejam dispostos a dizer: “eu não sei como fazer. Você pode me ajudar?”.
As melhores pessoas sabem o valor da leitura e, sempre têm algo a recomendar.
As melhores pessoas sabem o valor da leitura e, sempre têm algo a recomendar.

#7. Conte-me sobre alguma vez que você sentiu que a liderança da empresa estava errada. O que você fez?

Nenhuma pessoa, certamente tem todas as respostas. Muito menos estamos sempre certos.
Então, queremos que as pessoas questionem opiniões uma das outras e empurre-as para trás quando tomarem decisões controversas.
O poder é obtido pela partilha de conhecimentos. Não devemos apenas querer vencer debates. Queremos tomar decisões mais inteligentes para apoiar o comportamento inteligente.

#8. Qual filme, não importa quantas vezes você já viu, você sempre para pra prestar atenção?

Um filme, uma série de TV ou peça de teatro pode indicar muito sobre a personalidade de um candidato.
Um candidato pode amara a história sobre superação de adversidades. Outro pode amar a comédia. Não importa.
A questão aqui é que isso ajuda você a aprender mais sobre as pessoas. Esta questão muitas vezes conduz a uma divertida conversa.

#9. Conte-me sobre a última vez que algum colega ou cliente ficou bravo com você. O que aconteceu?

Quando a sua empresa está focada em ter coisas o conflito é inevitável. O candidato empurra toda a culpa e responsabilidade no seu antigo empregado.
O melhor candidato não está focado na culpa, mas em entender e resolver o problema.
As melhores pessoas são as que admitem que foram parcialmente ou totalmente culpadas, assumiram a responsabilidade e trabalharam para fazer uma situação ruim se tornar uma situação melhor.
Toda empresa precisa de funcionários que irão admitir quando estão errados, tomar atitudes para corrigir o problema, e o mais importante aprender com a experiência.

#10. Qual o negócio que você gostaria de começar?

Startups naturalmente atraem empresários em treinamento.
Isso é incrível. Claro, essas pessoas podem um dia deixar a sua empresa para começarem a sua própria, mas até então, os seus benefícios para o seu negócio a partir de seu espírito empreendedor, dinamismo e atitude são impagáveis.
E empreendedores são muito propensos a trabalharem em startups, uma vez que abraçam imediatamente as diferenças de trabalhar em uma empresa que precisa de validação, ao invés de uma grande empresa.
O tipo de negócio que essas pessoas querem começar não importa. O que importa é o fato de que eles têm ideias, esperanças e sonhos – porque se o fizerem, eles vão trazer essas ideias e sonhos para o seu negócio.

#11. O que você mais gostaria de aprender aqui que pode ajuda-lo no futuro?

Esse é um pouco de follow up à pergunta anterior. Se seu candidato tem uma startup que gostaria de começar, é revelador descobrir em que eles acham que precisam de ajuda.
O outro benefício dessa pergunta é que ele envia um sinal de que a sua empresa se preocupa com o crescimento dos outros.
Um emprego pode ser uma grande sala de aula para o empreendedorismo.
Um emprego pode ser uma grande sala de aula para o empreendedorismo.

#12. Sua pergunta favorita

O candidato precisa estar alinhado com a sua empresa. Portanto, porque não fazer a sua pergunta favorita, para fechar a entrevista?
Se você gosta de cozinhar, pode perguntar o que o candidato gosta de cozinhar, ou sua comida predileta. Se você é um viciado em saúde, pode perguntar sobre atividades físicas e hábitos saudáveis.
Não adianta ter o melhor candidato do mundo se ele não se alinha com o perfil da equipe com que irá trabalhar.

Agora é a sua vez…

Observe as qualidades e atributos dos seus funcionários de melhor desempenho e pense criticamente sobre a cultura da empresa que você está tentando criar.
Que perguntas você deve fazer e que tipo de conversas você precisa incentivar que irão ajuda-lo a identificar as qualidades e atributos que sua empresa precisa?
O seu poder de se diferenciar só fará sentido quando a cultura da sua empresa for diferente das outras.
___
Este artigo foi adaptado do original, “12 Unconventional Interview Questions Entrepreneurs Should Ask”, do Dharmesh Shah.

Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário