Publicidade

segunda-feira, 29 de julho de 2013

5 maneiras de evitar o estresse

Entenda qual é a melhor maneira de evitar o grande inimigo da produtividade e da saúde dos empreendedores

Em 2008, no final de uma viagem de negócios que teve do Quênia para a Índia e, de lá para a Romênia, Ellen Bernard percebeu que precisava fazer uma mudança na sua vida ou o estresse ia consumi-la.
Ela era uma das sócias de uma empresa de produção em Atlanta, a Tomorrow Pictures por 12 anos e não tinha tempo para compromissos pessoais, exercício e muito menos, vida social.
Eu não estava apenas cansada, ou indisposta, ou com mal-estar. Eu estava realmente muito estressada. Eu tive um momento onde eu pensei que se pudesse me livrar de todo esse estresse eu poderia ser mais produtiva, diz Ellen.
Então, para experimentar uma mudança, ela se inscreveu em aulas de tricô. Até hoje ela se reúne com o grupo todas as segundas-feiras.
Fique calmo! Não estamos dizendo a você que a solução para o seu estresse é fazer tricô. Não é o tricô em si que faz a diferença nos níveis de estresse de Ellen.
O que fez toda a diferença foi o simples ato de passar um tempo com outras pessoas em um ambiente social. Por isso, agora Ellen também se reúne semanalmente com um grupo de mulheres empresárias e passeia com os vizinhos 3 vezes por semana.
Ao invés de esperar ser dominado pelo estresse para procurar solução, aqui vão 5 medidas que podem ajudar a evita-lo.

#1. Arranje tempo para os amigos

A história de Ellen mostra claramente que arrumar tempo para os amigos e familiares podem fazer você se sentir menos estressado – e talvez até viver mais.
Um estudo de 2010 da Brigham Young University descobriu que a falta de relações sociais causa tantos efeitos negativos à saúde como fumar.
Mas, a presença de outras pessoas faz com que o cérebro produza oxitocina, um hormônio que pode ajudar a baixar a pressão arterial, segundo diz Kathleen Hall, fundadora e CEO do The Stress Institute, uma organização com sede em Atlanta que treina empresas no tratamento ao estresse.
As relações sociais podem até mesmo fazer os desafios parecerem mais fáceis de se resolver. Um estudo de 2012 do Journal of Experimental Social Psychology descobriu que as pessoas que ficavam sozinhas tiveram mais dificuldades em sua caminhada, ao contrário das pessoas que se relacionavam com amigos.
A conexão social pode realmente mudar a sua percepção sobre o mundo ao seu redor. É como a sobrevivência de um núcleo que precisa ser parte de uma tribo ou uma comunidade.

#2. Conviva com a natureza

Estar em um ambiente natural também pode ajudar a prevenir o estresse. É por esse motivo que a ecoterapia, com base na premissa de que a conexão com sons e imagens da natureza desencadeia a calmaria no cérebro vem ganhando popularidade.
Um estudo de 2007 da universidade de Essex, na Inglaterra descobriu que as pessoas que têm contato com um cenário natural experimentam sentimentos mais relaxantes do que aqueles que ficam apenas dentro de casa.
Mas, se você não puder escapar do escritório para um passeio no parque, Hall recomenda baixar um aplicativo que traga a natureza para o seu celular e que você gaste pelo menos alguns minutos ouvindo o som da natureza.
Se os sons da natureza não fazem o seu gênero, considere ouvir músicas calmas, olhando para as imagens de ambientes naturais ou então, acender velas perfumadas.
Se você não pode conviver com a natureza, traga a natureza até você.
Aumente o seu contato com a natureza para afastar o estresse.
Aumente o seu contato com a natureza para afastar o estresse.

#3. Alimente o seu cérebro

A sua mãe estava certa quando brigava com você para que você comesse direito – principalmente no café da manhã.
A primeira coisa que o cérebro precisa de manhã é de aminoácidos. Muito tempo sem comer desencadeia uma resposta estressante que envolve pensamentos nebulosos, digestão mais lenta e outros efeitos negativos.
O que você precisa fazer para evitar isso? Um bom começo seriam os alimentos carregados de vitamina B6, que ajuda a produzir mais serotonina, que é um hormônio calmante: perus, atum e bananas são ricos nesse componente.
Além disso, o consumo de antioxidantes e de bastante vitamina C é muito importante. Já o café é bom, mas com a devida moderação e o exagero pode ajudar no aumento da pressão.

#4. Dedique alguns minutos para recomeçar

Prevenir o estresse não significa reconfigurar a sua agenda, ou mudar toda a rotina. Hanna recomenda parar ao menos 3 minutos entre as tarefas para dar uma pausa para a sua mente.
Esses pequenos intervalos dão ao sistema uma oportunidade de redefinir e diminuir os hormônios do estresse no cérebro. Quando você está estressado, o seu corpo produz muito cortisol, que interfere no seu foco e na sua produtividade.
Além disso, é importante tirar alguns minutos para que haja ruptura mental antes de comer, o que ajuda a diminuir os hormônios do estresse que dificultam a digestão.
Isso é tão simples de conseguir que pode ser obtido com o simples fato de tomar um ar, ou visitar um amigo no escritório.

#5. Mexa-se

O exercício é fundamental para prevenir o estresse. Se você não pode ir para a academia para um treino completo, faça uma pausa para praticar 2 minutos de alongamentos, ou caminhar ao redor do seu escritório.
Isso ajuda a produzir endorfina, que ajudam a controlar o estresse. Ter essa pausa antes das refeições é muito importante.
Ele não só ajuda no processamento do alimento pelo corpo, como ajuda a impedir que você ganhe estresse ao redor da sua barriga.
Os exercícios ajudam a oxigenar o cérebro e evitar o estresse.
Os exercícios ajudam a oxigenar o cérebro e evitar o estresse.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways to Stop Stress Before it Starts”, da revista Entrepreneur.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário