Publicidade

sábado, 29 de junho de 2013

Quer ser um servidor público? Veja algumas dicas!




Ser um servidor público tornou-se hoje um sonho buscado pela maioria dos brasileiros e nem sempre quem passa é o mais preparado intelectualmente. É necessário que haja dedicação, objetivo, comprometimento, organização e estudos. Algumas pessoas deixam muitas oportunidades passarem por medo de tentar, de se sentir derrotada e fracassada. Mas lembre-se: só saberemos se somos capazes se tentarmos e não nos deixar abater só por que não conseguimos uma ou várias vezes que tentamos. Continue sempre em busca de seus objetivos. Nunca pense em desistir.
Para seu melhor entendimento sobre como passar em concursos públicos, preparamos essa matéria com algumas dicas para te ajudar a alcançar o seu objetivo e realizar o seu sonho. Procure segui-las.
- Siga seu objetivo de passar no concurso até conseguir sua realização. Não adianta tentar apenas a primeira vez, fracassar e desistir.
- Coloque em sua mente que a única pessoa que mais pode te ajudar é apenas esta: você mesmo! Então, seja seu próprio aliado, trabalhe a seu favor, não o contrário, busque a auto-preservação em meio a tanta concorrência. Isto não significa que você vai ter que deixar de contar com a ajudar de seus familiares, amigos e colegas, pois ajuda é sempre bem vinda, venha de onde vier.
- Procure traçar horários de estudos a serem seguidos à risca, sem interrupção, barulhos ou qualquer outra coisa que venha incomodar e cortar a sua linha de pensamento.
- Dê enfase às matérias de que você "menos gosta", pois muitas vezes são essas matérias que obviamente menos dominamos e as que mais comprometem seu desempenho nas provas.
- Saiba dividir seu tempo para o lazer e os estudos.
Recentemente, acompanhamos na imprensa a notícia de que um grupo de estudantes abriu mão de curtir o carnaval visando intensificar os estudos para o disputadíssimo concurso do Senado Federal. Trata-se de um caso excepcional, haja vista o fato de que as provas serão aplicadas dentro de alguns dias (11/03).
Esse tipo de conduta, embora até louvável, não é a regra, mas a exceção. Com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, dá para conciliar uma rotina de estudos eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada a boas técnicas de estudo geralmente são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
- Faça uma redação todos os dias e esteja sempre atualizado nos diversos assuntos, pois, em caso de empate vencerá quem se expressar melhor na sua redação. Esta dica, embora tenha uma relevância maior para aqueles certames em que a redação é um item a ser avaliado, não se limita a apenas essas seleções, pois escrever bem um texto deveria ser obrigação de todo concurseiro. Boa redação e conhecimento de atualidades não são requisitos válidos apenas para submissão a provas, mas para a sua vida como um todo.
- "Concurso não se faz para passar, mas até passar": eis uma afirmativa que você deve levar sempre em conta. A média dos que passaram em concursos públicos é de 12 tentativas até sua realização. Portanto, não se desespere se entrou no "meio" agora e já esperava sucesso na primeira, segunda ou terceira tentativas. Em matéria de concursos, vale sempre a máxima do poeta: "tente outra vez, não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida". Entretanto, se você estudou até passar em um determinado concurso e ainda assim não está satisfeito com o rumo que a sua vida tomou no desempenho daquela atividade profissional, lembre-se de que você tem ainda direito a tentar de novo e trilhar uma outra direção.

- Reúna provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo edital, o número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá encontrar no dia do concurso. Encare a simulação como peça integrante da grande engrenagem que se chama "estudar".
- Leia o edital com o máximo de atenção, para ter certeza de que sua opção pela área de atuação oferecida não foi equivocada. Afinal, caso seja aprovado e convocado, de certa forma aquela será a sua ocupação nos próximos anos. Não vale ficar reclamando do cargo futuramente...
- Estude cada vez mais, pois quanto mais estudar mais aprenderá, desde que seja um estudo concentrado. E lembre-se de outro detalhe: ninguém nasce sabendo. Não tenha vergonha de perguntar sobre qualquer assunto que não domina, seja humilde.
- Tenha motivação. É ela que nos anima e nos dá força para continuar tentando e, principamente, agindo. Em sua caminhada, certamente passará por momentos de desânimo e nessa hora será muito importante encontrar forças ao seu redor, seja no conselho de um amigo, seja na leitura de um artigo ou testemunho de motivação, seja por meio de sua crença religiosa ou por quaquer outro meio.
- Descanse e relaxe dias antes de fazer a prova, procurando não pensar e falar na prova. Afinal, você já estudou tudo que tinha para estudar, agora é só aguardar o dia da prova para colocar em prática o que aprendeu com seus estudos e dedicação e nada melhor do que uma mente relaxada e fresca para se dar bem. Na véspera das provas o pior consolo é a tensão.
- Fique calmo na hora de fazer a prova, respire fundo e saiba que você não tem obrigação de passar, mas aproveite ao máximo a oportunidade que lhe foi concedida e dê o melhor de si.


Fonte: Site Concursos no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário