Publicidade

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atender bem? Pra quê?

Tenho andado em muitos lugares, conhecido muitas pessoas, visitado diferentes empresas, lojas, pequenos e grandes empresários. Na maioria das vezes, percebo que os vendedores se preocupam mais em querer vender a todo custo seu produto do que simplesmente te dar um bom atendimento. Mas, o que é um bom atendimento? Será que nosso mercado de trabalho está falho nesse sentido? 
Um bom atendimento é aquele no qual você é a prioridade. Entenda bem comerciante ou empresário: é você que precisa do cliente e não, o contrário, e se precisa desse cliente o mais óbvio a ser feito é tratá-lo bem. Simples atitudes como oferecer uma água, suco, refrigerante ou mesmo um doce à criança do cliente, já o deixa satisfeito e o faz querer voltar ao estabelecimento. 
Atitudes grosseiras, gente carrancuda, triste, aparentando sempre estar cansado acaba afetando negativamente o consumidor. Consumidor quer chegar numa loja e ser bem atendido, mas infelizmente essa não é a realidade. E qual seria a solução? Empresário, que tal oferecer aos seus funcionários um curso de Relações Humanas ou mesmo palestras de Qualidade no atendimento ao cliente? 
Outra coisa importante. Tenho observado que mesmo no facebook, o consumidor não é bem atendido. Como assim? Cada vez que postar algo no seu facebook e alguém se interessar e perguntar valores do produto e serviço, não deixe de responder. Se não quer responder naquele momento, responda in box, é pra isso que o in box serve, mas não deixe de atendê-lo. Se você simplesmente se recusa a responder os comentários, então, não está interessado em vender. E aquele que poderia ser seu cliente acabará desistindo e migrará para outro que lhê dê a devida atenção. É muito simples, basta apenas usarmos um pouco da nossa educação e mesmo on line satisfazermos nosso cliente da melhor forma possível. 
Ter um negócio de sucesso só depende de cada um de nós. Basta colocarmos em prática essas simples palavrinhas: educação, gentileza e respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário